Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Wellington Dias decreta estado de emergência em 6 municípios

Publicado

em

O governador Wellington Dias decretou estado de emergência em seis municípios localizados próximos à Barragem do Bezerro, que corre o risco de rompimento, são eles: José de Freitas, Batalha, Esperantina, Lagoa Alegre, Barras, Cabeceiras do Piauí e Barras. O decreto nº 17.705 foi assinado nessa terça-feira (10) e publicado no Diário Oficial do Estado no mesmo dia.

O decreto destaca que após 9 anos de seca prolongada, a Barragem do Bezerro, no município de José de Freitas, alcançou um volume excepcional na sua bacia, vindo acompanhado de vazamento e fissuras na sua estrutura.

“O ponto de vazamento detectado fez soar o alerta para a possibilidade de rompimento da estrutura, conforme constatado pela Força Tarefa Constituída pela Defesa Civil e vários órgãos e entidades da administração pública estadual e federa”, diz trecho do documento.

Wellington considerou também que os rios e riachos à jusante da barragem com a recarga recebida pelo volume de água do sangradouro apresentam transbordamento causando transtornos e prejuízos às comunidades ribeirinhas.

Com o decreto fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre sob a coordenação da Secretaria Estadual de Defesa Civil.

Publicidade

O art. 5º autoriza início de processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco intensificado de desastre.

Fonte: GP1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS