Connect with us

ENTRETENIMENTO

VILA NOVA | Arinaldo inaugura obras na abertura do Arraiá de São João Batista; veja fotos

Publicado

em

Assim como o Nordeste brasileiro, o município de Vila Nova do Piauí está em clima de festas juninas. Desde a última segunda-feira, 22, o povoado São João Batista, comunidade situada a 12 km da cidade, sedia a 14ª edição do Arraiá, um dos maiores e mais tradicionais eventos culturais do município.

Clique aqui e veja todas as fotos do 1º dia!

Na abertura do evento, o prefeito Arinaldo Leal entregou importantes obras à população. Ele esteve acompanhado da primeira dama Milena Leal, dos deputados estaduais Rubem Martins e Nerinho, do vice-prefeito Adão Frutuoso, vereadores e secretários municipais.

A primeira benfeitoria foi entregue aos moradores da comunidade Cacimbas. Lá, o Governo Municipal, em parceria com o Ministério da Saúde, investiu mais de 218 mil reais na reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde, através do programa Requalifica SUS. A nova estrutura vai garantir significativas melhorias na prestação dos serviços de saúde às 160 famílias residentes nas proximidades.

Segundo Arinaldo, o novo prédio dispõe de uma ampla estrutura que possibilitará o atendimento simultâneo de diversos profissionais da área da saúde, como médico, enfermeiro, psicólogo e nutricionista. O próximo passo é a instalação de um consultório odontológico, anunciou o prefeito.

Publicidade

Profissionais da saúde prestigiaram a cerimônia, dentre estes, o médico Gerônimo Manoel, que tem suas origens familiares na referida comunidade e hoje presta serviços como um dos integrantes da equipe do Programa de Saúde na Família. O médico parabenizou o prefeito pela obra.

Na ocasião, Arianldo deu por entregue a primeira etapa da obra de piçarramento das estradas vicinais do município. Nessa primeira etapa, já foram melhorados 18 km de estrada nos trechos de Cacimbas a São José; Cacimbas a Pajeú; Cacimbas à BR 316; e, Cacimbas ao povoado São João Batista. O projeto total compreende 47 quilômetros, melhorando o acesso e a trafegabilidade de diversas comunidades entre si, e à sede do município. O projeto está orçado em R$ 1 milhão reais,

No povoado São João, o prefeito Arinaldo entregou uma unidade escolar modelo de grande porte, dentro dos padrões de edificação do Ministério da Educação. A ampla estrutura vai receber os alunos matriculados na Escola Municipal Zacarias Manoel da Silva.

A nova escola possui seis salas de aula, além de sala de informática equipada, biblioteca, sala dos professores e área administrativa. Em sua construção foram investidos R$ 864 mil, recursos oriundos de convênio entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Educação.

“O município de Vila Nova é destaque na qualidade da educação mesmo com os professores trabalhando em prédios modestos. Agora, com escolas como esta, que dispõe de toda a infraestrutura necessária, certamente vamos avançar ainda mais na qualidade do ensino e aprendizagem, e, consequentemente, nos números do Ideb. Acreditamos que um ambiente escolar de qualidade interfira diretamente nos resultados”, disse Arinaldo.

Publicidade

Na ocasião, Arinaldo anunciou o reinício das obras de construção do Ginásio Poliesportivo situado ao lado da nova escola.

Seguindo a maratona de inaugurações, a comitiva liderada pelo prefeito municipal seguiu para o centro do povoado São João Batista, onde foi feita a inauguração de um novo espaço convivência, de lazer e entretenimento para a população. A praça tem design moderno e inovador, com iluminação especial, parque infantil e quiosques. Para o Arraiá, a nova praça ganhou uma decoração característica das festas juninas. Segundo Arinaldo, na obra, foram investidos 199 mil reais, recursos oriundos de convênio entre o município e o governo federal.

“Este ano, ao término do Arraiá, vamos deixar muito mais do que além da alegria das festas juninas. Vamos deixar uma linda praça e uma grande escola, obras que irão promover melhorias na qualidade de vida da população”, disse Arinaldo.

Festas
No primeiro dia do Arraiá de São João Batista, diversos artistas locais e regionais se apresentaram na nova praça, dentre os quais, o sanfoneiro Alvino Luz, de Picos. O autêntico forró pé de serra predominou.

DSC_0093.JPG

O evento traz uma programação voltada exclusivamente para as tradições nordestinas. “A nossa prioridade é apresentar bandas de forró, quadrilhas juninas e os grupos culturais que fomentem e valorizem a cultura”, destacou Marli Veloso, secretaria municipal de Cultura e umas das coordenadoras da festa.

Publicidade

Mais fotos:

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS