Connect with us

ENTRETENIMENTO

Itainópolis realiza uma das maiores festas em homenagem ao vaqueiro

Publicado

em

Uma tradição que se renova a cada ano mantendo viva a cultura local. Essa é a melhor definição para a Festa do Vaqueiro de Itainópolis. E foi assim em mais uma edição. Festival musical, alvorada sertaneja, Missa em Ação de Graças, cavalgada, corrida de cavalo, shows de repente e toadas marcaram e garantiram o sucesso do evento realizado nos últimos sábado (18) e domingo (19).

Clique aqui e veja todas as fotos!

Idealizador da festa do Vaqueiro, antes mesmo de se tornar prefeito do município, Paulo Lopes (PDT), avaliou positivamente o evento realizado no Sítio Angicus. Ele apontou o grande comparecimento tanto dos vaqueiros e da população em geral como responsáveis pelo êxito alcançado. Na avaliação dele, isso mostra que a festa tem crescido.

“A gente só tem a agradecer a todo o mundo que tem contribuído, primeiramente a Deus e a vaqueirama que tem comparecido de forma espontânea”, analisou Paulo Lopes.

Na Festa do Vaqueiro de Itainópolis deste ano os presentes se depararam com uma maior infraestrutura no que tange a melhoria no acesso ao Sítio Angicus, construção de estacionamento e ampliação da estrutura de palco.

Publicidade

Na parte musical o evento contou com várias apresentações. Entre as quais: Luizão do Amor, Galego Aboiador, Chico da Luz e Calisto Aboiador. Além desses, se apresentou ainda na Festa do Vaqueiro de Itainópolis a atração nacional Mano Walter. Ele foi escolhido através de uma votação na Internet.

“Depois de uma Enquete, através da Internet, que nós fizemos com o público foi optado por Mano Walter, que é um artista desse segmento da cultura popular”, explicou o prefeito.

Paulo Lopes disse também que o fato da população itainopolense ser descendente de vaqueiros colaborou para a grande participação popular mantendo viva a tradição através do repasse dos ensinamentos típicos dessa cultura aos mais novos. Exemplo disso foi a presença de vaqueiros mirins.

“É uma tradição que se renova. Essa turma nova de hoje serão os vaqueiros do amanhã. Então é uma coisa que já é espontânea, que vai sendo provocada, estimulada e a gente fica muito feliz de estar proporcionando um pouco do resgate e ao mesmo tempo a manutenção de uma cultura tão bonita” colocou acrescentando que a Festa do Vaqueiro foi realizada em uma parceria da Prefeitura, com os vaqueiros e amigos colaboradores.

O vice-prefeito de Itainópolis, Miguel Rodrigues (PDT), frisou que a Festa do Vaqueiro impressiona mais a cada ano. Ele entende que a participação em massa dos vaqueiros torna o evento cada vez maior. O vice-prefeito apontou a organização como sendo outro ponto positivo da festa.

Publicidade

“É uma festa maravilhosa, é uma festa com paz, que retrata a cultura do povo de Itainópolis, a cultura do nosso Piauí e todo o Nordeste brasileiro”, finalizou Miguel Rodrigues.

Fonte: DiaaDiaPicos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS