Connect with us

ENTRETENIMENTO

Massapê do Piauí celebra 19 anos de tradição das festas juninas; veja fotos

Publicado

em

O município Massapê do Piauí realizou nos dias 21 e 22 de junho o Festival de Quadrilhas, evento promovido há 19 anos pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, que busca valorizar a cultura popular e manter viva a tradição nordestina das festas juninas. A festa se tornou uma tradição no município, que tem como padroeiro São João Batista. Anualmente, no mês de junho, a cidade se movimenta em torno da fé e devoção católica e da festa cultural.
[divider]
COBERTURA FOTOGRÁFICA:

– Clique aqui e veja fotos do 1º dia, por Danilo Bezerra.
– Clique aqui e veja fotos do 1º dia,
por Odaliana Carvalho.
– Clique aqui e veja fotos do 2º dia, por Odaliana Carvalho.
[divider]
Dentre os atrativos da festa, shows de forró, ritmo que embala as festas juninas, a gastronomia, com comidas e bebidas típicas, as apresentações culturais e o concurso de quadrilhas juninas. Na primeira noite, duas atrações – Forró da Monarquia e Caninana do Forró – se apresentaram no palco cultural montado na praça Matias Costa, que recebeu uma ornamentação especial para a festa.

Caninana do Forró, uma das atrações da festa

Caninana do Forró, uma das atrações da festa

No segundo dia, destaque para as apresentações das quadrilhas juninas. A abertura foi feita pelos pequeninos da creche Tia Biluca, que fizeram uma participação especial na festa e encantaram os espectadores. Outras quadrilhas disputaram o concurso. Nas apresentações, um show de cores e coreografias.

Segundo o corpo de jurados, a ‘Arrocha o Nó’ foi a melhor e conquistou o título de campeã e a premiação de R$ 800. Em segundo lugar ficou a quadrilha ‘Arte dos 3R’, que levou o prêmio de 500 reais; e em terceiro, a junina ‘Quente e Arrochado’, que recebeu o prêmio de 300 reais.  Após as apresentações, mais shows. O cantor Márcio e Farra na Balada foi a atração da segunda noite.

A prefeita em exercício, Luíza Cecília de Carvalho, enfatizou a importância das festas juninas. “As festas juninas são uma tradição em Massapê, e nós não poderíamos deixar de promover, diante da sua expressão. Para isso, contamos com o apoio da deputada Belê, que destinou uma emenda e contribuiu de forma fundamental para que essa festa acontecesse sem comprometer as finanças do município”, disse.

Publicidade

Para Luíza, em Massapê, as festas juninas têm um significado diferente por ter São João Batista, um dos santos símbolos das festas juninas, como seu padroeiro. “Há um congraçamento da religiosidade e da cultura, onde as nossas crenças e costumes se unem. O mês de junho é muito esperado por toda a comunidade massapeense”, pontuou. A gestora parabenizou aos grupos juninos pelas apresentações e agradeceu pela participação dos mesmos, abrilhantando a festa, e conclamou pelo fortalecimento das quadrilhas no município. “Aqueles que desejem criar as quadrilhas, seja financeiramente ou através de eventos promocionais que visem arrecadar fundo para as mesmas, contem com o nosso apoio”.

O prefeito licenciado, Chico Carvalho, prestigiou os dois dias de festa e também falou da importância do evento. “O mês de junho é muito significativo para Massapê. Nesse período do ano acontecem dois grandes eventos do município, o festejo de São João Batista e as festas juninas. É um momento muito especial onde o governo municipal tem sua participação efetiva quando realiza esta festa e mantém viva essa festa que é uma das principais riquezas do Nordeste brasileiro, e em Massapê não é diferente. Nós também festejamos como muito alegria essa festa que evidencia as nossas tradições culturais. […] Mais uma vez tivemos o apoio da nossa deputada Belê, essa parlamentar atuante que se comprometeu em ajudar o nosso povo, o nosso município, e que também se preocupa com a cultura. Pelo segundo ano consecutivo a realização dessa festa é possível graças ao recurso destinado através de uma emenda parlamentar”, disse.

O deputado federal e atual secretário estadual de Governo, Merlong Solano, foi uma das autoridades a prestigiar a festa. Ele elogiou a iniciativa do governo municipal em manter viva essa tradição. “As festas juninas fazem parte da nossa cultura popular. É um momento em que a religião se junta com as festas culturais, sobretudo em Massapê, que tem São João como padroeiro. O município está de parabéns pela festa”, disse.

Além de prestigiar a festa, Merlong retornou ao município para acompanhar o andamento das primeiras ações do Governo do Estado em Massapê do Piauí. “Estamos realizando a nossa primeira grande obra nesse governo, que é a recuperação da estrada que liga Massapê do Piauí a Jaicós. Acompanhei de perto todo o andamento desse processo no DER e fico feliz em voltar a esse município e ver essa obra sendo iniciada, o primeiro de outros investimentos que serão destinados pelo governador Wellington Dias”, pontuou. Ao finaliza, Merlong reafirmou o compromisso de continuar defendendo os interesses do município de Massapê.

Autora da emenda parlamentar que garantiu a realização do XIX Festival de Quadrilhas de Massapê, a deputada Belê Medeiros prestigiou a festa. “Para nós é uma alegria estar de volta ao município de Massapê, e mais feliz ainda em poder contribuir com a realização da 19ª edição das festas juninas. Anos atrás tiver a oportunidade de participar dessa festa e fiquei encantada com a criatividade, com a desenvoltura e, acima de tudo, com o entusiasmo do povo do município. Isso me impressionou. Por isso destinamos recursos pelo segundo ano consecutivo para que essa lida festa aconteça. Não poderia ser diferente. Temos um enorme carinho pelo povo de Massapê, esse município que nos acolheu com muita atenção. Por isso estamos aqui para compartilhar desse momento ao lado do nosso prefeito Chico Carvalho, com a Luíza e toda a sua equipe”, disse.

Publicidade

O secretário municipal de Fazenda, Dr. João Deusdete, falou sobre a realização da festa e destacou o apoio da deputada Belê Medeiros e do Governo do Estado. “Essa festa é uma tradição no município, que valoriza a cultura popular e, portanto, não pode deixar de ser realizada. No entanto, todos sabem que as prefeituras municipais enfrentam sérias dificuldades financeiras. Para a realização da mesma, nós contamos com a colaboração da nossa deputada Belê, que destinou uma emenda parlamentar junto a Fundac, possibilitando assim a realização dessa festa”, disse.

O secretário, que é esposo da prefeita em exercício, também repercutiu o início das obras e recuperação da rodovia estadual. “Foi uma promessa do nosso governador e nós sempre tivemos a certeza de que iria se concretizar, como de fato está acontecendo. Em três meses toda a estrada já deverá estar totalmente recapeada e sinalizada. E concluída essa etapa, vamos iniciar uma nova luta, que é o asfaltamento da estrada que liga Massapê ao povoado São Francisco”, disse. Segundo Deusdete, o projeto já foi elaborado e a obra está orçada em 12 milhões de reais.

Presenças
Várias autoridades locais e estaduais prestigiaram o evento, entre elas, a prefeita em exercício, Luiza Cecília, prefeito licenciado, Chico Carvalho, secretário estadual de Governo, Merlong Solano, a deputada estadual Belê Medeiros, secretários municipais, Dr. João Deusdete (Fazenda), Verônica Cavalcanti (Saúde), Osmar Sousa (Turismo e Cultura), Aparecida Carvalho (Procuradoria), Reinaldo Carvalho (Gestão), Bruna Leal (Educação), Lucileide Carvalho (Serviço Militar) e Roberto Carvalho (Gabinete); os  vereadores: Aldeni Gilson (Nanan), Rivaldo Carvalho, Elder Morais e Libânio Gomes; dentre outros.

 

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS