Connect with us

ENTRETENIMENTO

Rádio Difusora completa 35 anos em clima de festa; veja fotos

Publicado

em

Há exatos 35 anos era lançada em Picos a primeira emissora de rádio da cidade: a Rádio Difusora de Picos. Uma emissora AM modulada em 920 KHz. Sonho do ilustre Helvídio Nunes de Barros por muito tempo maturado e finalmente concretizado na década de 70, num cenário de intenso progresso tecnológico, expansão industrial e construção de grandes obras de infraestrutura.

VEJA ÁLBUM DE FOTOS!

A comemoração aconteceu na sede do Sistema de Comunicação de Picos – formado pela Rádio Difusora de Picos, Liderança Picos e Portal Grande Picos. Um café da manhã com direito a bolo e palmas para a aniversariante foi servido aos colaboradores da empresa, amigos e familiares de Helvídio Nunes.  Uma celebração marcada pela presença e alegria daqueles que ajudaram a construir a história da emissora pioneira na cidade – Uma escola de rádio.

A festa contou com a presença dos familiares de Helvídio Nunes e de seu irmão, José Nunes, representado pelos filhos Valéria Lima de Barros, Peter Lima de Barros e Michel Lima de Barros. O atual diretor presidente, Carlos Luís Nunes de Barros, filho de Helvídio Nunes, compareceu acompanhado de sua esposa, Maria do Carmo Albano de Barros.

E para reforçar o clima de memória marcado pelos 35 anos veio José Elpídio, radialista que comandou por muitos anos o programa “Tarde Alegre”, na Rádio Difusora. José Elpídio ficou conhecido na macrorregião como “Animador Feliz”, pela alegria que transmitia aos ouvintes com seu programa.

Publicidade

Jornalista Assis Santos entrevista José Elpídio

HISTÓRIA

No final dos anos 50, recém-formado advogado e já prefeito de Picos, Helvídio Nunes de Barros já acalentava o sonho de integrar a região através de uma emissora de rádio, o objetivo foi maturado à época de governador e realizado quando senador da República.
E se a proposta era integrar, o resultado foi bastante positivo. Durante os 35 anos de existência, a emissora vem cumprindo seu papel social de informar e levar aos ouvintes conteúdo informativo e entretenimento de qualidade numa programação 100% local.

Com a fundação da Rádio Difusora de Picos, os rincões da macrorregião tiveram a oportunidade – pela primeira vez – de conhecer as nuances de sua gente. Educação, cultura e música se misturaram nesse processo e fizeram com que as informações da região circulassem e tomassem conta das rodas de conversa.

No ar desde 29 de julho de 1979, a Rádio Difusora completa nesta terça-feira (29) 35 anos ininterruptos no ar. São três décadas e cinco anos fazendo parte da vida de milhares de pessoas.

A história conta que no dia do lançamento, a multidão se aglomerou na porta da emissora, fato que continuou nos dias seguintes com a presença de pessoas de todas as cidades da macrorregião. Os ouvintes visitam, faziam festas e mimavam os comunicadores que foram precursores em Picos. As cartas vindas dos cantos mais distantes e remotos comprovavam o carinho do povo.

Publicidade

SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE PICOS

Para fortalecer a integração da macrorregião de Picos, quase sete anos depois, dia 07 de julho de 1985, foi oficialmente inaugurada a Rádio Grande Picos AM, com programação mais musical, eclética, prestação de serviços e com grande aceitação na zona rural e municípios circunvizinhos.

No dia 10 de abril de 1993, foi oficialmente ao ar a Rádio Grande Picos FM, a terceira Emissora do Sistema de Comunicação de Picos, fundação e organização do Grupo Helvídio Nunes de Barros, com uma programação bastante diversificada, sempre procurando alcançar um público distinto, sem, entretanto, renunciar ao objetivo primeiro do rádio que é a audiência. Atualmente, desde 29 de abril de 2006, fazendo parte da Rede Liderança FM de Fortaleza (CE).

E para completar o grupo de emissoras de rádio, em 1º de outubro de 2013 foi lançado o Portal Grande Picos. Um sítio de notícias online onde é possível acompanhar  ao vivo pela internet a programação da Rádio Difusora e Liderança Picos. O portal agrega conteúdo informativo produzido pelo Departamento de Jornalismo da empresa.

 

Publicidade

 

Fonte: Grande Picos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS