Connect with us

ESPORTES

Aventureiro rema 2.500 km do Sul do Brasil ao Piauí em um stand up paddle

Publicado

em

Um sonho de criança fez o catarinense Paulo Stueber, de 34 anos, largar o emprego, vender o carro, comprar uma prancha de stand up paddle e cair na água com o objetivo de conhecer toda a costa brasileira pelo mar. O aventureiro chegou a praia de Barrinha, município de Cajueiro da Praia, no dia 25. Para aportar no estado, foram 16 meses de viagem, 2.500 km remados e 1.500 km percorridos em caronas de barco.

Stueber, que trabalhava na indústria da construção naval, deixou a cidade de Blumenau (SC) no dia 27 de janeiro de 2014 com destino a Belém (PA). “Eu tenho esse sonho de criança, de conhecer todo o Brasil pelo mar. Eu vi que não tinha dinheiro para comprar um veleiro, então decidi ir de stand up paddle mesmo. Passei algumas semanas aprofundando o stand, fazendo adequações e estudando a costa”, disse ao G1.

O catarinense documenta a sua viagem em um perfil na rede social Instagran. O diário de bordo relata que Stueber chegou ao estado após 50 km de remadas. “Recém desembarcado no Piauí, após 50 km percorridos e oito horas remadas desde o Ceará. Na foto, vista da Barrinha, no município de Cajueiro da Praia”, postou (imagem acima).

Já no Piauí, Stueber remou de Cajueiro da Praia até Luis Correia - Valendo (Foto: Reprodução/Instagran)Já no Piauí, Stueber remou de Cajueiro da Praia até Luís Correia (Foto: Reprodução/Instagran)

A aventura é feita de muitas remadas, dificuldades, cansaço e saudades, já que Paulo deixou mulher e um filho em Santa Catarina. “Com certeza que tudo tem valido a pena, afinal é a realização de um sonho. É tudo isso, mas é um sacrifício enorme. Principalmente pela minha família. A pior parte é saudade do filho, da mulher… em alguns momentos mais ainda. Impossível estar 100% todo dia e em dias ruins, a saudade dói mais ainda”, contou.

A exigência física de remar em médio 40 km por dia é tremenda. Paulo contou que pensou em desistir de concluir a viagem em dois momentos. Ambos na costa do Nordeste. “Antes de chegar a Fortaleza, peguei quatro dias de um mar muito ruim. Estava muito cansado e só não desisti por conta da força que recebi de um amigo. No outro momento, eu vinha de três semanas de remadas fortes, com uma alimentação errada e não conseguia repor as energias que perdia. Isso foi na costa do Rio Grande do Norte”.

Stueber deve deixar o Piauí neste sábado (30) com destino ao Maranhão, passando por São Luís. O destino final é a capital do Pará. “Não conhecia o Piauí e tive um apoio muito bacana aqui no estado. Você imagina o tamanho de uma paixão para se fazer isso (a viagem). Acalentava isso desde a infância. Vou pegar umas caronas para chegar ao Lençóis Maranhenses e para sair de São Luis. A viagem acaba em Belém do Pará. É esse o plano”, finalizou.

Publicidade

 

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS