Connect with us

ESPORTES

Brasil vence Seleção Croácia na estreia da copa

Publicado

em

A Copa do Mundo começou nesta quinta-feira (12) em São Paulo (SP), na Arena Corinthians, com a esperada vitória do Brasil. Mas o jogo que muitos achavam ser fácil, e alguns apenas complicado, foi mais difícil do que se esperava. E o árbitro japonês que teve sua escalação questionada, acabou ajudando. Não adiantaram as reclamações da Croácia. Foi dada a largada rumo ao hexa: 3 a 1.

 

Brasil x Croácia © 2014Neymar comemora o segundo gol (fotos Jefferson Bernardes/VIPCOMM)

 

O próximo desafio do Brasil será outra partida difícil. O México volta a ficar no caminho dos brasileiros, em jogo dia 17, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE). A Croácia enfrentará Camarões na próxima rodada.

 

Publicidade

A seleção brasileira mantém um tabu em Copas. Jamais a seleção anfitriã foi derrotada no jogo de abertura do mundial.

 

Brasil x Croácia © 2014

 

Da emoção ao susto
Os jogadores brasileiros entraram em campo com um sinal diferente das mãos dadas da campanha do tetra, em 1994. Conduzindo crianças com a mão esquerda por protocolo do torneio, os atletas colocaram a mão esquerda sobre a mão do companheiro da frente.

 

Publicidade

O hino também seguiu os protocolos da Fifa, tocado em versão reduzida, e da torcida, entoado até o fim. O capitão Thiago Silva, já de olhos marejados antes de entrar em campo, não se conteve.

 

Problema foi converter essa emoção inicial em gols. Ao invés de marcar sob pressão e abrir vantagem, o Brasil se viu atrás no placar logo aos 11 minutos, quando Marcelo acabou tocando para o gol o cruzamento da direita. Gol contra. Croácia 1 a 0.

 

Brasil x Croácia © 2014

 

Publicidade

Da pressão para a reação
A torcida não se abateu, e incentivou inclusive Marcelo. Mas a partida ficava mais complicada. Neymar levou o primeiro cartão amarelo da Copa por levantar o cotovelo contra o adversário em uma disputa de bola.

 

Neymar vacilou, mas não deu tempo para gerar irritação. Aos 28 minutos, ele chutou colocado da entrada da grande área. A bola bateu na trave e entrou: 1 a 1.

 

As duas equipes vieram mais iguais para o segundo tempo. Até Fred cavar falta na grande área. O árbitro Yuichi Nishimura, que trabalhou na partida entre Brasil e Holanda nas quartas-de-final da Copa de 2010 (com eliminação brasileira), marcou a penalidade, convertida por Neymar aos 25 minutos. O goleiro Pletikosa ainda tocou na bola e quase salva o juiz da marcação do lance duvidoso.

Publicidade

 

Brasil x Croácia © 2014

 

Em desvantagem, a Croácia foi para cima e forçou o goleiro Júlio César a fazer defesas importantes. O Brasil se aproveitou no contra-ataque e, aos 45 minutos, Oscar tocou no canto do goleiro e ampliou o placar: 3 a 1, para coroar a atuação do melhor jogador em campo.

 

oscargol

 

Publicidade

Imagem: Marcos RibolliNeymar marcar dois e dar a vitória ao Brasil(Imagem:Marcos Ribolli)

 

 

 

O Brasil jogou com o goleiro Júlio César, os zagueiros Thiago Silva e David Luiz, Luiz Gustavo, Paulinho (depois Hernanes) e Oscar no meio, Marcelo e Daniel Alves nas laterais, e Hulk (depois Bernard), Neymar (depois Ramires) e Fred no ataque.

 

Publicidade

 

A Croácia atuou com Pletikosa no gol, Corluka e Lovren na zaga, Srna e Vrsaljko nas laterais. Kovacic (depois Brozovic), Modric, Rakitic e Perisic no meio de campo, e Olic e Jelavic (depois Revic) no ataque. Os brasileiros naturalizados Samir e Eduardo não entraram em campo.

 

Além de Neymar, Luiz Gustavo também levou cartão amarelo. Do lado da Croácia, as advertências foram para Corluka e Lovren.

 

Publicidade

Fonte:cidadeverde

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS