Connect with us

ESPORTES

Fim de semana de Copa América, Eliminatórias da Euro, Brasileirão e clássico uruguaio; veja roteiro

Publicado

em

Só restaram rebarbas da temporada europeia após a final da Champions. Mas não é por isso que o final de semana deixará de ser recheado de futebol. Afinal, é Data Fifa, e várias seleções entram em ação nos próximos dias. As atenções se concentram na rodada inicial da Copa América, com Brasil e Argentina fazendo suas estreias. Mesmo assim, ainda há rodada cheia nas Eliminatórias da Euro 2016, além do Mundial Sub-20 e da Copa do Mundo Feminina. E nem tudo para na América do Sul para o seu principal torneio de seleções. As Séries A e B do Brasileiro continuam a toda, enquanto o Uruguai viverá o seu maior clássico valendo título. Confira os destaques do final de semana de futebol:

O jogão
Croácia x Itália
Sexta-feira, 15h45 (Sportv 2)

Duas seleções de primeiro nível, no melhor jogo da rodada das Eliminatórias da Euro. A camisa da Itália pode até ser mais pesada, mas quem vive melhor momento é a Croácia. A equipe dos Bálcãs lidera o Grupo H, com dois pontos a mais que a Azzurra, e vem de uma goleada incontestável sobre a Noruega. Modric não estará disponível ao técnico Niko Kovac, mas talento é o que não falta ao meio de campo, com Rakitic e Kovacic. Já no ataque, Mandzukic e Olic são as referências. A Itália, por sua vez, não tem empolgado tanto nos últimos jogos  e passa por um processo de renovação. Buffon e Pirlo são as referências do time de Antonio Conte, que aposta na boa fase de Marchisio e Graziano Pellè, principalmente. No último duelo das seleções, em novembro, empate por 1 a 1 em Milão, com gols de Candreva e Perisic.

Neymar é o principal nome do Brasil na Copa América / Foto: Reprodução

Fique de olho também
Brasil x Peru
Domingo, 18h30

Dunga faz um trabalho impecável nos resultados e venceu os seus dez primeiros jogos com a Seleção. A cobrança, no entanto, começa a aumentar de vez neste domingo, quando o treinador fará o seu primeiro jogo competitivo neste reinício. Não há muitas dúvidas sobre o favoritismo do Brasil, ainda mais com o retorno de Neymar ao time titular, compondo ótimo quarteto ofensivo com Philippe Coutinho, Willian e Roberto Firmino (ou Diego Tardelli, talvez). O problema é que os brasileiros tiveram desempenhos muito abaixo da crítica nos últimos dois amistosos, por mais que tenham vencido. E a eficiência nem sempre encanta, quando se pede goleadas da Seleção. O Peru não é dos adversários mais temíveis, longe de viver o seu melhor momento. Só que é bom não descuidar do excelente ataque da Albirroja, composto por Guerrero e Farfán. Além do mais, Ricardo Gareca conhece o futebol brasileiro o suficiente para complicar a vida do escrete canarinho.

Em grande fase, Messi tenta primeiro título com a Argentina /  Foto: Reprodução

Argentina x Paraguai
Sábado, 18h30

Lionel Messi. E também Agüero, Tevez, Di María, Pastore, Lavezzi, Higuaín. Além de Mascherano, para guardar a defesa. No papel, a Argentina conta com o melhor time da Copa América, e com algumas sobras. Resta saber como a Albiceleste vai lidar com este fardo, ainda mais quando também há a pressão de 22 anos de jejum no torneio. Mas, se todo mundo jogar o que sabe, fica difícil imaginar que alguém consiga parar o time de Tata Martino. O primeiro desafio acontece neste sábado, diante do Paraguai. Um teste até cômodo, já que a Albirroja segue sofrendo a duras penas seu processo de reformulação e, justamente desde o vice na Copa América de 2011, não consegue engrenar. Ocasião para os argentinos meterem o pé na porta e afirmarem o favoritismo.

Publicidade

Letônia x Holanda
Sexta-feira, 15h45 (Sportv 3)

A Oranje passa reais apuros nas Eliminatórias da Euro. A equipe soma apenas sete pontos em cinco partidas e ocupa a terceira colocação – em uma situação que poderia até ser pior, não fosse o empate que buscou nos acréscimos contra a Turquia. E os holandeses têm obrigação de vencer a Letônia fora de casa nesta sexta, em um resultado que pode ajudar em sua recuperação. Na ponta da tabela, República Tcheca e Islândia aparecem cinco e quatro pontos à frente, respectivamente, mas se enfrentam Reykjavík. Guus Hiddink já aparece pressionado no cargo e, sem Robben, dependerá mais de Van Persie, Sneijder e do ascendente Depay.

Gales x Bélgica
Sexta-feira, 15h45 (ESPN)

O duelo pode não envolver nenhuma seleção de peso no continente, mas os dois países vão fazendo bom papel nestas Eliminatórias da Euro. Ambos permanecem invictos e dividem a liderança do Grupo B, com 11 pontos cada. Em Cardiff, Bale e Ramsey são os talentos inquestionáveis dos galeses, que tentam conter o embalo da Bélgica, especialmente após a boa vitória sobre a França no amistoso em Saint-Denis. Pior que parar Hazard e De Bruyne será passar por Courtois.

No Brasil
Corinthians x Internacional
Sábado, 16h30

Publicidade

O genial calendário brasileiro não vai parar por causa da Copa América. E o final de semana é de rodada cheia na Série A, com jogos concentrados principalmente no sábado, por causa da estreia da Seleção no domingo. Assim, uma boa pedida é o duelo entre Corinthians e Internacional, em duelo que costuma ter ranços de um passado recente entre os times. Precisando lidar com a crise e com os desfalques, os alvinegros pelo menos venceram seu último compromisso e aparecem na metade de cima da tabela, na oitava colocação. Será o encontro de Tite contra o clube que recusou antes de voltar ao Parque São Jorge. E os colorados estão satisfeitos com Diego Aguirre. Por mais que o time não engrene no Brasileirão, acumulando empates, está na semifinal da Libertadores – e após passar pelo Atlético Mineiro, o adversário do qual os corintianos fugiram, dirão os mais ressentidos.

O clássico
Nacional x Peñarol
Domingo, 15h30

No último final de semana, o Peñarol conquistou o Torneio Clausura. Entretanto, para se proclamar campeão uruguaio, não basta vencer uma das tabelas semestrais. O país ainda faz questão de considerar apenas um principal vencedor da temporada. E, neste domingo, os carboneros enfrentam o Nacional, melhor do Apertura, para decidir a taça no Estádio Centenario. A fórmula é menos simples do que parece: os rivais disputam jogo único, e o vencedor terá o direito de enfrentar em dois jogos o melhor time da tabela anual do Campeonato Uruguaio – somando as pontuações do Apertura e o Clausura. Que, no caso, é o próprio Nacional. Assim, o Peñarol terá que vencer se não quiser dar o troféu de bandeja aos arqui-inimigos, forçando mais duas partidas.

Os garotos
Brasil sub-20 x Portugal sub-20
Sábado, 22h

O Mundial Sub-20 se afunila, e o Brasil começa a fortalecer suas chances de repetir o feito de 2011, com o título da Seleção. O time de Rogério Micale não tem a mesma qualidade da geração de Oscar e Philippe Coutinho, mas, apesar do aperto em alguns jogos, vem caminhando a passos firmes. Na noite deste sábado, a equipe terá pela frente Portugal, que permanece com 100% de aproveitamento e já derrotou o bom time da Colômbia na caminhada. Quem avançar é o favorito por uma vaga na final, pegando Uzbequistão ou Senegal nas semis. Já na outra chave, as atenções estão em Alemanha e Sérvia.

Publicidade

O reencontro
Bahia x Ceará
Sábado, 16h30

As finais do Nordestão de 2015 serão lembradas por muito tempo, diante do espetáculo das torcidas na Fonte Nova e no Castelão. Mas, passado pouco mais de um mês da decisão, o momento é bastante distinto para as duas equipes que disputaram aquelas partidas. O campeão Ceará vive pressionado na Série B, ocupando a zona de rebaixamento, com apenas uma vitória em seis rodadas. Já o Bahia perdeu fôlego nas duas últimas partidas, mas parece ter credenciais para brigar pelo acesso. E poderá dar o troco pela derrota ao Vovô no reencontro que terão na Fonte Nova, neste sábado.

Marta e Formiga foram os principais nomes do Brasil na estreia / Foto: Reprodução

Mundial feminino
Brasil x Espanha
Sábado, 17h

Marta ganhou os noticiários após a estreia do Brasil na Copa do Mundo feminina. Com justiça, após quebrar o recorde de gols no torneio, chegando a 15. Mesmo assim, o nome da vitória sobre a Coreia do Sul foi Formiga. A veterana de 37 anos parecia uma menina em sua sexta Copa do Mundo. Multiplicava-se em campo para ajudar no ataque e na defesa. Dava o combate com raça, assim como o toque de qualidade no meio-campo, com sua visão de jogo privilegiada e sua excelente técnica nos passes. E apareceu de maneira decisiva nos dois gols, anotando o primeiro e sofrendo o pênalti que gerou o segundo. Sempre é um privilégio ver Formiga jogando com tanta vivacidade, e não será diferente neste sábado.

O craque

Patrick Herrmann
Gibraltar x Alemanha
Sábado, 15h45

Publicidade

A Alemanha vacilou nesta quarta e perdeu em casa, de virada, para os Estados Unidos. Mesmo assim, um jogador do Nationalelf mereceu destaque: Patrick Herrmann, que fez um bom primeiro tempo e criou toda a jogada para o gol de Götze. Contra Gibraltar, a expectativa é de goleada do time de Joachim Löw. E, se entrar como titular, o ponta direita é um nome para se prestar atenção. Não apenas pela excelente fase que vive, protagonista na campanha do Borussia Mönchengladbach na Bundesliga, mas também porque o novato vai querer mostrar serviço para ganhar a confiança do chefe de vez, em uma posição concorrida nas convocações.

 

Fonte: Trivela
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS