Connect with us

ESPORTES

Inseguro após cirurgias, Rômulo diz que sonho da Copa ficou mais longe

Publicado

em

“Acreditar na oportunidade e mergulhar de cabeça”. Foi o que Rômulo fez em 2012, quando saiu do Vasco rumo ao Spartak Moscou, da Rússia, em uma transação boa para os dois lados, segundo ele. A ideia de ganhar visibilidade na Europa parecia atraente, como sonha todo jogador. O começo foi satisfatório: antes da transferência, chegou a ser convocado por Mano Menezes, técnico da seleção brasileira na época, e balançou as redes em um amistoso contra a Argentina – os hermanos venceram por 4 a 3 com uma atuação impecável de Messi, mas o gol marcou positivamente na carreira do brasileiro. Depois, disputou as Olimpíadas de Londres e fez contra a Coreia do Sul. Pelo clube russo, estreia com gol contra o Barcelona, em setembro, na Liga dos Campeões – o time do camisa 10 levou a melhor novamente.

Acontece que, no mesmo mês, uma infelicidade tirou o brasileiro dos gramados: ele rompeu os ligamentos do joelho. O que já era um drama, se intensificou por causa de uma primeira cirurgia mal sucedida, na Alemanha. Após a segunda operação, realizada na Itália, e trabalho firme de recuperação, Rômulo está pronto para voltar. O Campeonato Russo retorna no início de março. Um ano e cinco meses de inatividade, que deixaram o volante na sombra do futebol. Para voltar a aparecer, Rômulo sabe que o que precisa fazer: jogar. Mas a insegurança é forte.

– A primeira cirurgia foi mal sucedida. Eu sentia o joelho instável e a perna meio solta. Ia treinar ou jogar, e acontecia isso. Depois eu operei na Itália, e deu tudo certo. Eu sinto insegurança, mas aos poucos eu volto ao normal. É muito complicado, dá um medo de acontecer novamente. Mas vou melhorar, voltar a jogar agora e pegar condicionamento nos treinos e nos jogos – disse Rômulo em entrevista por telefone.

O medo de “não voltar a ser o mesmo” é recorrente nos jogadores e até na torcida. Um exemplo é Carlos Eduardo, do Flamengo. No caso dele, os países foram invertidos da situação de Rômulo. O meia estava no Hoffenheim, da Alemanha, onde se queixou de dores no joelho e apresentou um quadro de tendinite. Já no Rubin Kazan, da Rússia, ele fez uma cirurgia por indicação de médicos do Grêmio. O atraso no diagnóstico complicou a recuperação do jogador, que ficou sem conseguir ter uma boa sequência de jogos e treinos e até hoje é criticado por boa parte da torcida rubro-negra.

Rômulo acredita que o sonho de vestir a camisa da Seleção ficou distante. Mas o volante de 23 anos ressalta que vai trabalhar para isso, afinal, “é o objetivo de todo jogador”.

Publicidade

– Seleção ficou difícil. Passei muito tempo sem jogar. Quando fui convocado pelo Mano Menezes foi muito bom, cheguei a fazer gol. É o grande objetivo de todo jogador. Quem sabe na próxima Copa? Vou trabalhar para isso. Essa já está muito em cima, é bem difícil.

Apesar da lesão complicada, Rômulo não se arrepende de ter escolhido o Spartak Moscou. A vontade de voltar para o Brasil existe, mas não é prioridade na carreira do volante, que guarda boas lembranças do time do Vasco de 2011, campeão da Copa do Brasil.

– Eu não digo que me arrependo, porque nós não sabemos nunca o que vai acontecer amanhã. Eu tive uma oportunidade, acreditei e agarrei. Bateu uma tristeza enorme quando eu me machuquei, quando vi que a cirurgia não deu certo na primeira vez, mas não tinha o que fazer. Tive a consciência de que teria que conquistar tudo de novo, focar e voltar bem. Tenho vontade de voltar para o Brasil, mas não sei quando. Sinto muitas saudades daquele time de 2011 do Vasco. Não só pelos resultados, mas nós éramos muito unidos. Trabalhávamos bem juntos, e também éramos parceiros, todos.

 

 

Publicidade

Fonte: com informações do Globoesporte.com

Facebook

MAIS ACESSADAS