Connect with us

ESPORTES

Lista de candidatos à “Bola de Ouro” da copa inclui Neymar e Messi

Publicado

em

A corrida para definir quem será o melhor jogador da Copa do Mundo de 2014 está em sua reta final. A Fifa divulgou nesta sexta-feira os 10 indicados ao prêmio Bola de Ouro. Os nomes foram escolhidos pelo grupo de estudos da entidade. Segundo e terceiro colocados serão premiados com as Bolas de Prata e Bronze, respectivamente.

Os finalistas monopolizaram as indicações. São quatro alemães e três argentinos. Neymar representa o Brasil na disputa, que conta ainda com o holandês Robben e o colombiano James Rodriguez, atual artilheiro da competição, com seis gols marcados em cinco jogos.

Em seu site oficial, a Fifa considera o prêmio desde 1982. A partir desta data, a Alemanha recebeu uma vez a Bola de Ouro com o goleiro Kahn, em 2002, assim como a Argentina com Maradona, em 1986. O Brasil foi o premiado com Ronaldo, em 1998, e Romário, em 1994. A Itália também tem duas, com Rossi (1982) e Schillaci (1990). A França levou uma com Zidane, em 2006, e o Uruguai fecha a lista com Forlán, em 2010.

Apenas dois jogadores foram eleitos os melhores da Copa do Mundo fora da final. Schillaci em 1990, quando também foi artilheiro, levando a Itália ao terceiro lugar, e Forlán em 2010, quando o Uruguai ficou na quarta colocação.

Antes de 1982, a Fifa premiava apenas o artilheiro da competição. A escolha de melhor jogador jovem teve início em 1958, com Pelé. A primeira vez em que foi escolhido o melhor goleiro aconteceu em 1994, com o belga Preud’Homme.

Publicidade

Nesta sexta-feira, também foram anunciados os goleiros indicados para receber a Luva de Ouro. Navas, da Costa Rica, Neuer, da Alemanha, e Romero, da Argentina, estão na disputa. O melhor jogador jovem será Pogba, Varane, ambos da França, e Depay, da Holanda.

Confira os indicados a receber a Bola de Ouro:

Di María (Argentina)

O jogador do Real Madrid brilhou como coadjuvante de Messi na campanha da Argentina, de volta a uma final de Copa do Mundo depois de 24 anos. Ficou fora da semifinal por lesão, mas foi fundamental no confronto com a Suíça, pelas oitavas de final, quando marcou o gol da vitória nos minutos finais da prorrogação. A comissão técnica luta para contar com o jogador na decisão contra a Alemanha.

Hummels (Alemanha)

Zagueiro goleador, já balançou duas vezes a rede nesta Copa do Mundo. Fez o gol da classificação contra a França na vitória por 1 a 0 nas quartas de final. Jogador do Borussia Dortmund, é considerado fundamental no sistema defensivo e tem disputado a Copa do Mundo sob condições físicas fora do ideal. Ainda assim, com boas atuações. Atuou apenas no primeiro tempo da goleada por 7 a 1 sobre a seleção brasileira.

Kroos (Alemanha)

Publicidade

Com apenas 24 anos de idade, já se tornou um dos líderes da seleção da Alemanha. Marcou dois gols na goleada sobre o Brasil por 7 a 1 na semifinal da Copa do Mundo, quando ainda teve participação efetiva em boa parte dos outros gols. É o jogador responsável pelas jogadas de bola parada da Alemanha, sempre com muita eficiência nas cobranças de falta e escanteio. Dos seus pés, saem sempre finalizações de perigo.

Lahm (Alemanha)

Iniciou a Copa do Mundo como volante e passou a jogar como lateral-direito, aumentando a qualidade técnica do time. Um dos veteranos da equipe, mantém o seu ritmo de desempenho em campo, sendo fundamental como líder do grupo. Havia uma preocupação com seu desempenho defensivo jogando como lateral, mas vem demonstrando com jogadas de raça que ainda tem condições físicas para desempenhar esse papel.

Mascherano (Argentina)

Volante, tem mostrado na Copa do Mundo muito mais do que sua raça já conhecida dos brasileiros depois de sua passagem pelo Corinthians. Com boa distribuição de passes, vem sendo útil para facilitar o trabalho do ataque. Contra a Holanda, conseguiu um carrinho salvador em conclusão de Robben, que provocou inclusive uma declaração curiosa sobre a dor que sentiu depois do término da jogada.

Messi (Argentina)

Mesmo sem apresentar o futebol brilhante que o mundo se acostumou a ver, o camisa 10 do Barcelona vem sendo decisivo na Copa do Mundo, com gols e passes que levaram a Argentina à frente na competição, como o que marcou contra o Irã aos 46 minutos do segundo tempo evitando um decepcionante empate em 0 a 0. Assumiu a condição de capitão do time e vem desempenhando bem o papel de líder técnico.

Müller (Alemanha)

Os três gols marcados na vitória por 4 a 0 sobre o Portugal logo em seu primeiro jogo na Copa de 2014, chamaram a atenção. Depois, fez mais um belo gol contra os Estados Unidos, na vitória por 1 a 0, e mais um na goleada sobre o Brasil. Na briga também para ser artilheiro da Copa, precisa marcar duas vezes na decisão para superar o colombiano James Rodríguez e levar para casa pela segunda vez consecutiva a Chuteira de Ouro.

Neymar (Brasil)

Publicidade

Jogador mais jovem da lista elaborada pela Fifa para melhor da Copa do Mundo, o atacante, de 22 anos, não teve a chance de atuar na semifinal por causa de uma lesão nas costas, sofrida nas quartas de final contra a Colômbia, quando despertou uma verdadeira comoção no país. Mesmo assim, os quatro gols marcados nos primeiros cinco jogos foram suficientes para colocá-lo na lista dos 10 melhores da competição.

Robben (Holanda)

A máquina de correr da Holanda não conseguiu levar sua seleção para mais uma final de Copa do Mundo. No entanto, Robben deixou sua marca com gols importantes e jogadas decisivas como o pênalti cavado na virada espetacular sobre o México nas oitavas de final. Fez três gols na competição, mas não conseguiu ter o mesmo desempenho ofensivo nos jogos eliminatórios da Copa, assim como todo ataque holandês.

James Rodriguez (Colômbia)

Sensação da Copa do Mundo, o camisa 10 colombiano assumiu o papel de estrela da sua seleção na ausência de Falcao Garcia, cortado por lesão. Com golaços, carisma  e jogadas de grande categoria, o jogador do Monaco levou sua seleção até as quartas de final, quando foi eliminada pelo Brasil, quando marcou um gol em cobrança de pênalti. Lidera a artilharia da Copa do Mundo, com seis gols marcados em cinco jogos.

Fonte: Globoesporte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS