Connect with us

ESPORTES

‘Made in Piauí’, Sarah Menezes é a cajuína do judô em especial do JN

Publicado

em

Na edição desta segunda-feira (18/07) o Jornal Nacional contou um pouco da história da judoca piauiense Sarah Menezes que vai tentar o bicampeonato olímpico. Ela que se tornou a primeira mulher brasileira a conquistar o ouro nos tatames. A seguir você confere o belíssimo texto do jornalista Pedro Bassan na íntegra e imagens da reportagem.

Quatrocentos e sessenta e dois atletas vão representar o Brasil na Olimpíada do Rio. É um recorde para o nosso país. E no meio de tanta gente talentosa, uma judoca do Piauí vai tentar o bicampeonato olímpico.

É a história de uma menina que construiu uma ponte entre o Japão e o Piauí. De Tóquio a Teresina, onde o judô encontrou a primeira mulher brasileira a conquistar o ouro nos tatames. Nenhuma surpresa. O brilho da medalha de Sarah Menezes combina muito bem com um antigo tesouro do Piauí: cajuína.

O conhecimento que vai passando de pai para filho há várias gerações faz nascer esse ouro engarrafado. Com o judô também é assim. Mas faltava matéria-prima para produzir o ouro. Faltavam judocas no Piauí.

O professor Miguel resolveu encarar esse desafio, de porta em porta. “Fiz a divulgação nas salas de aula, divulgação para os pais e aí começou. Em torno de 15, 16 alunos que faziam a aula de judô aqui”, conta Miguel Mendes, o primeiro professor da Sarah.

Publicidade

bela1.png

“Quando eu vi a demonstração que tinha que derrubar o outro, eu achei legal, aquilo me chamou a atenção, eu acabei entrando através dessa brincadeira” lembra Sarah.

A vontade de Sarah era bem maior do que a quadra da escola. Um mês depois, ela foi levada até o professor Expedito Falcão. Ele quase não acreditou no que viu e ensinou Sarah a acreditar.

“Era um dom natural, só que era uma coisa bruta, sem técnica, eu só fui começando a moldar, a lapidar aquele diamante bruto que estava na minha mão”, relembra Expedito Falcão, o treinador da Sarah.

bela2.png

Desde então, Sarah viu o tempo passar nesse mesmo tatame. Aos nove anos ela começou a aprender todos os verbos do judô: treinar, lutar, suar, derrubar. Só não conjugava o verbo perder.

“Fui conhecer essa palavra quando eu entrei na Seleção Brasileira, com 15 anos. Então eu passei seis anos da minha vida sem saber o que era derrota”, conta.

Publicidade

Com as vitórias de Sarah Menezes, o Piauí entrou no mapa do judô mundial.

bela3.png

“Eu sempre fui um pouco marrenta, eu nunca tive medo. Eles que tinham medo da piauiense. Quando via lá nas costas que tinha o patch, quando via PI, eles tinham receio e não eu”, lembra.

“Ela era a titular da seleção brasileira. Do Piauí, um estado sem nenhuma retrospectiva de atletas de alto rendimento. É a coisa que eu mais me orgulho, é que a Sarah é uma atleta ‘made in Piauí’. Ela nasceu, treinou, a vida toda dentro do Piauí”, afirma Expedito.

Sarah aprendeu o verbo perder em português e em chinês, na Olimpíada de Pequim.
“Com 18 anos, muito jovem. Ela não aguentou a pressão”, diz Expedito.

bela5.png

Talvez por isso, quatro anos depois, quase ninguém acreditava.

Publicidade

“Quando a Sarah foi viajar para as Olimpíadas em 2012, na hora do embarque, o rapaz fez uma surpresa, lá na hora do embarque, vamos tirar aqui uma foto, aí ele tirou ali do bolso, a palavra boa sorte, e nós só éramos sete, teve o João que segurar duas letras, pra formar a frase”, conta a mãe Dina Menezes.

Quando Sarah voltou de Londres, no aeroporto estava lotado.

bela4.png

“Eu até tomei um susto. O Piauí parou, o aeroporto lotado, eu fiquei até com medo de sair do aeroporto, porque a multidão era realmente incrível”, lembra.

“Quando ela ganhou a primeira luta, poucas pessoas assistiram. Na segunda luta, o Piauí começou a parar. Na terceira luta dela, o Piauí parou. Na quarta, o Brasil parou”, conta Expedito.

bela6.png

Na quinta luta, a medalha de ouro. Aos 22 anos, melhor do mundo. Foi então que Sarah começou a ouvir várias vezes a mesma frase: mais difícil do que chegar ao topo é se manter lá.

Publicidade

Por que será que repetiam tanto isso? Porque é verdade.

bela7.png

“Foi de ladeira abaixo. Meu ano de 2014 e 2015 não foram positivos”, revela. No judô, quem derruba hoje, cai hoje mesmo.

“Uma garota que começou a ser conhecida, querendo ou não, começou a ter um recurso. Ela poder comprar o que ela quer, ela poder ir onde ela quiser. Em 2014 eu acredito que veio essa ressaca”, diz Expedito.

Os resultados foram tão ruins que ela correu o risco de nem participar da Olimpíada do Rio. E de repente, Sarah voltou.

bela8.png

Receita para recuperar o tempo perdido: treino, muito treino, e depois do treino, mais treino.

Publicidade

Parece um filme de super-herói. Mas é a supersarah em ação. Ela voltou a ficar entre as três melhores do mundo e só vai parar no dia 6 agosto, o primeiro dia de medalhas nos Jogos.

bela9.png

“Quem quiser tirar a medalha dela vai ter que fazer mais do que ela fez”, diz o treinador.

“Todos nós temos capacidades, você pode ser de qualquer lugar, não ter receio de falar de onde você é, acreditar mesmo, e fazer por onde as coisas acontecerem”, afirma Sarah.

A menina que botou o Piauí no mapa do judô vai mostrar aos estrangeiros as belezas do Brasil. Começando pelo nosso chão. E não que ela goste da nossa terra, mas Sarah Menezes prefere olhar para o céu.

bela11.png

Fonte: Com informações do Jornal Nacional

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS