Connect with us

ESPORTES

Paulistas dominam Brasileiro e miram Libertadores juntos

Publicado

em

Como aconteceu em raríssimas oportunidades no Campeonato Brasileiro de pontos corridos, os quatro grandes clubes de São Paulo têm se destacado na reta inicial da competição e dominam o G-6, após 15 rodadas, e brigam pelo título.

Se todos mantiverem o pique até o final, pela primeira vez, eles ingressarão juntos à Taça Libertadores da América, em 2020.

Em duas oportunidades, o campeonato sul-americano contou com quatro paulistas, mas nunca com Corinthians, São Paulo , Palmeiras  e Santos . Em 2005 e em 2006, respectivamente, Santo André e Paulista venceram a Copa do Brasil e se classificaram, mas Corinthians (2005) e Santos (2006) ficaram fora.

Foi justamente no Brasileirão de 2004 a melhor participação dos clubes do estado nos pontos corridos. O Santos faturou a taça, seguido na tabela por Athletico-PR, São Paulo, Palmeiras e Corinthians  . Na época, porém, só os quatro primeiros avançaram à Libertadores do ano seguinte. Atualmente são seis vagas.

Em 2017, o campeão Corinthians, o Palmeiras e o Santos ocuparam as primeiras posições, mas o São Paulo ficou só com o 13º lugar.

Publicidade

Em 2013, por outro lado, nenhum clube paulista conseguiu a classificação, o que dificilmente acontecerá nesta temporada.

Líder isolado na edição deste ano, o Santos soma 32 pontos e empolga o torcedor com o estilo do técnico Jorge Sampaoli, mas vem de duas derrotas seguidas e busca a recuperação, neste domingo, contra o Fortaleza, para não perder a ponta.

Dois pontos atrás, na vice-liderança, está o Palmeiras, que dominou o campeonato até a parada para a Copa América. De lá para cá, porém, o time alviverde perdeu o fôlego e acumula uma derrota e cinco empates na retomada do certame nacional.

Com a vitória sobre o Athletico-PR, o São Paulo chegou a cinco triunfos seguidos e disparou como a melhor equipe do Brasileirão pós-Copa América. Assim, assumiu o quarto posto, com os mesmos 30 pontos de Palmeiras e Flamengo.

O Corinthians também cresceu após a pausa para o torneio de seleções e segue invicto. O clube alvinegro passou do décimo para o quinto lugar no Nacional. Mais que isso, reduziu a diferença em relação ao líder para apenas cinco pontos.

Publicidade

O sucesso em campo tem se refletido nas arquibancadas. Corinthians, São Paulo e Palmeiras têm média de público acima de 30 mil e só são superados pelo Flamengo, o terceiro na tabela.

Os paulistas faturaram 10 das 16 edições do Nacional de pontos corridos.

Fonte: Portal o Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS