Connect with us

ESPORTES

Saiba o que a Globo prepara para a cobertura da Copa do Mundo

Publicado

em

A cobertura da Copa do Mundo de 2014, sem dúvida, será a mais desafiadora da história da Globo. A força de toda a rede será aproveitada – 5 emissoras e 117 afiliadas – para garantir que todas as informações das 32 seleções que vêm ao Brasil cheguem até você.

Serão mais de 60 equipes espalhadas pelo país para levar ao público a melhor experiência, numa operação que envolve mais de 2.500 profissionais. A Seleção Brasileira, é claro, será o principal foco, com oito equipes de reportagem seguindo todos os passos dos atletas, 24 horas por dia. São 1.496 profissionais credenciados, mais de 18.900 diárias de hotel e mais de 4.000 passagens de avião para a equipe.

No dia 1º de junho, o Fantástico dá a largada para a cobertura diária da Globo na Copa. Repórteres estarão nos pontos mais extremos do país – no Acre, em Roraima, na Paraíba e no Rio Grande do Sul – “abraçando” o Brasil nas diferentes formas de torcer pela Seleção Brasileira. Os telejornais serão apresentados do hotel da Seleção ou da cidade onde os jogos acontecerão.

A partir do dia 2 de junho, o Jornal Nacional começa a ser ancorado por Patrícia Poeta e Galvão Bueno, de onde a Seleção Brasileira estiver. Durante 40 dias, serão produzidas histórias diárias para os cinco programas de notícias nacionais e os dois programas de esportes, com informação, análise e humor.

A transmissão dos jogos
A Globo vai exibir todos os 64 jogos da Copa do Mundo (56 ao vivo e oito em compactos de uma hora). Para enriquecer a transmissão, há muitos investimentos em inovações tecnológicas. Gráficos, jogadores virtuais e análises táticas vão ter um papel importante. Como parte da equipe de comentaristas, há grandes ex-jogadores.

Publicidade

Além de Ronaldo Nazário, que estreou na Copa das Confederações, a Globo convidou o pentacampeão Roberto Carlos e Juninho Pernambucano para se juntar a Walter Casagrande, Caio Ribeiro, Junior e Roger Flores no time de comentaristas.

gal2.jpg

Entre os narradores, a novidade é a chegada de Alex Escobar, que passa a integrar a equipe que já conta com Galvão Bueno, Cleber Machado, Luis Roberto, Rogério Correa e Rembram Jr. Para analisar a arbitragem, a equipe da Copa será formada por Arnaldo Cesar Coelho, Leonardo Gaciba e Renato Marsiglia.

Em dias de jogos da Seleção, entra em campo a Central da Copa, que será apresentada ao vivo por Alex Escobar e Thiago Leifert.

Aquecimento
Logo em abril, no dia 7, estreia o Rumo à Copa, um programa para esquentar o clima de expectativa para o grande evento. Durante dois meses, Fernanda Gentil e Cristiane Dias apresentam dados e números curiosos sobre a história dos mundiais, as seleções e os craques que estarão por aqui. O programa é exibido sempre ao vivo, às segundas-feiras, após o Jornal da Globo.

gal3.jpg

Já a tão esperada Convocação da Seleção Brasileira para o mundial ganha um programa especial da Globo, no dia 7 de maio. Galvão Bueno, Walter Casagrande e Junior transmitem e comentam, ao vivo, a lista dos 23 jogadores definida pelo técnico, Luiz Felipe Scolari, para defender as cores verde e amarela. A reportagem é de Tino Marcos, Mauro Naves e Eric Faria.

Publicidade

À noite, William Bonner e Patricia Poeta recebem Felipão na bancada do Jornal Nacional para uma entrevista exclusiva, inaugurando a série ‘Perfis’, que trará um raio-x diário de cada jogador convocado.

A Copa nos programas
O espírito de Copa do Mundo também vai contagiar outros programas da Globo. No dia 9 de maio, o Globo Repórter terá uma edição especial sobre a Copa do Mundo. Tino Marcos, Renato Ribeiro e Marcos Uchôa conduzem as reportagens do programa, que mostra a “intimidade” de Felipão e os anônimos que preparam o palco para os craques, além de trazer os bastidores da história da Seleção Brasileira, que completa 100 anos em 2014.

gal4.jpg

Angélica também leva a Copa ao Estrelas. No programa, a apresentadora comanda o novo quadro ‘Copa Estrelas 2014’, na qual famosos mostram aos telespectadores os seus comportamentos como torcedores fanáticos.

Já o Encontro com Fátima Bernardes, que ganha perfil itinerante por cidades brasileiras com o ‘Caminhão da Fátima’, para receber a Copa do Mundo, segue para São Paulo, onde acontece a abertura do Mundial.

 

Publicidade

Fonte: Globo.com

Facebook

MAIS ACESSADAS