Connect with us

GERAL

130 profissionais do Mais Médicos encerram atividades no Piauí

Publicado

em

130 profissionais cooperados do Programa Mais Médicos estão encerrando as atividades no Piauí nos próximos dias. Em virtude do encerramento, o governador Wellington Dias e o secretário de saúde, Francisco Costa, os homenagearão em solenidade que acontecerá nesta segunda-feira (24), no Palácio de Karnak.

O Programa Mais Médico está em atuação no Piauí há cerca de três anos. No Estado estão cerca de 349 profissionais, sendo que 256 deles são de origem cubana. A solenidade, segundo a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), é um agradecimento pelos resultados alcançados na saúde primária pelos profissionais, durante missão em 78 municípios no Piauí.

O município de Esperantina, no Sul do Piauí, conta com dez médicos cubanos, sendo que seis deles concluem as atividades no município até janeiro de 2017. Atuando na cidade desde 2014, o médico cubano, Juan Carlos Fernandez, relatou que esta é uma experiência enriquecedora.

“Lá em Cuba nós formamos um sistema que prioriza a atenção primária, que é a prevenção e a promoção da saúde. Aqui tem muitas doenças que não temos lá e esse contato com a população enriquece a minha profissão, já que não é a mesma coisa que vemos nos livros”, disse.

Sobre a hospitalidade, Juan Carlos complementa: “as pessoas daqui são muito simples, generosas e com elas pude ver o resultado do trabalho, pois elas seguem as orientações de saúde que passamos, e o que podemos oferecer com isso é a seguridade, que a população terá um médico todo tempo aqui”.

Publicidade

Programa Mais Médicos

O Programa Mais Médicos, criado em 2013, é uma ação do Governo Federal, com apoio de Estados e municípios, que promove a melhoria do atendimento aos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), e leva mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais. Além disso, busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: GP1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS