Connect with us

GERAL

150 cidades terão urnas eletrônicas na eleição dos Conselhos Tutelares

Publicado

em

Serão realizadas no próximo domingo (4) em todo o Brasil as eleições para escolha dos novos conselheiros tutelares. O pleito é organizado e realizado pelo Ministério Público, que esse ano conta com a parceria a Justiça Eleitoral. No Piauí, a eleição contará com urnas eletrônicas em Teresina e em pelo menos 150 cidades.

Ao todo, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) disponibilizou 1.057 urnas eletrônicas para o pleito, onde concorrem pouco mais de 2 mil candidatos.  Estão aptas a votar todas as pessoas que fizeram a inscrição eleitoral até o dia 4 de setembro. Apesar da convocação para a população participar do ato, o voto é facultativo.

De acordo com o promotor de justiça Glécio Setubal, o voto não é obrigatório devido a eleição ser atípica, no entanto ele destaca a importância da população piauiense comparecer ao pleito para a escolha dos novos conselheiros.

“Nós já estamos há cinco meses trabalhando para que ocorra essa eleição. Vai ser um grande marco a eleição unificada, mas precisamos melhorar no chamamento do eleitorado para comparecer para exercer a cidadania e a democracia plena. O Conselho Tutelar é um órgão permanente e tem que existir em todos os municípios”, disse.

A previsão é de que a votação seja rápida e o resultado sairá logo em seguida. Para votar, o eleitor deve comparecer a seção de votação munido da documentação exigida nas eleições normais.

Publicidade

 

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS