Connect with us

GERAL

354 famílias serão beneficiadas com obras de abastecimento de água em PIO IX

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Pio IX tem se empenhado e realizado diversas obras na área de abastecimento de água nas comunidades da zona rural da cidade. Em uma região com condições climáticas delicadas, que conta com períodos de estiagem, a implantação de sistemas adutores pela Prefeitura e Secretarias responsáveis vem a ser uma ação de fundamental importância para a vida do sertanejo.

Até o último mês, 06 comunidades rurais foram agraciadas com a construção de sistemas adutores. As localidades Baraúna, Mulungu, Tatu, Mandacaru e São Luis foram contempladas com a perfuração de poços e a instalação de canalização. Já a localidade De Trás da Serra, com um poço e um chafariz. Ao todo, 105 famílias foram beneficiadas com a ampliação das redes de abastecimento de água.

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Wellington Pedrosa destaca a sensibilidade da Prefeitura em atender as necessidades da população rural do município. “Buscar meios que ajudassem a minimizar os efeitos da estiagem é o mínimo que se poderia fazer, além de facilitar o acesso a água, coisa que não se viu em gestões anteriores”, afirmou.

A execução das obras ocorreu por meio da Prefeitura Municipal de Pio IX, com recursos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DENOCS).

E o trabalho em prol da melhoria de vida das famílias rurais e produtores agrícolas não para. Novas obras já foram planejadas e serão concluídas em breve.

Publicidade

“Há um esforço contínuo para a melhoria dos sistemas de abastecimento de água em diversas comunidades, sempre com o objetivo de ampliar o acesso e a qualidade de vida das populações”, garante a Prefeita Regina Coeli.
Nesta nova etapa, outras 06 localidades receberão melhorias no sistema de abastecimento, além do assentamento rural Jaelson dos Santos. Novos poços serão perfurados em Aparecida, Recreio e Lagoa Nova. E em Ponta da Serra, Cinco e Serra da Baliza, os poços existentes serão melhorados e aprofundados, com recursos advindos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Assim, 354 famílias passarão a ter uma vida com mais qualidade e oportunidade.

O trabalho de melhoria das redes e abastecimento nas comunidades da zona rural de Pio IX, além de importar água encanada, evita o deslocamento para outras áreas para transporte da mesma.

Outro benefício corresponde ao incentivo à produção de hortas. Situando os produtores em suas comunidades, agora com água encanada, eles passarão a ter mais oportunidades de produção e de renda, favorecendo ainda um maior desenvolvimento da economia local. Por consequência, os índices de evasão rural também serão bastante reduzidos.

 

Vooz

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS