Connect with us

GERAL

47,9% dos piauienses apresentam excesso de peso, segundo IBGE

Publicado

em

Foram divulgados hoje (21) pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os números do Terceiro Volume da Pesquisa Nacional de Saúde 2013 – Ciclos da Vida, realizada em parceria com o Ministério da Saúde. Segundo o levantamento, 47,9% dos piauienses acima de 18 anos apresentam excesso de peso. O Estado apresenta um dos índices mais altos do Nordeste que tem 53,4% de sua população com o peso acima do indicado para sua faixa etária. Nacionalmente falando, o Brasil possui 56,9% de pessoas acima de 18 anos com peso em excesso. Isso equivale a 82 milhões e brasileiros.

Para o Ministério da Saúde, os dados são preocupantes, uma vez que o excesso de peso e a obesidade são considerados fatores de risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis, que corresponderam a 74% dos óbitos em todo o Brasil apenas no ano de 2012. Só as doenças cardiovasculares causam 7,5 milhões de mortes em todo o mundo, de acordo com a pesquisa do IBGE.

Circunferência aumentada

De acordo com a pesquisa do IBGE, 34,8% dos piauienses apresentam a circunferência da cintura aumentada (acima de 88 centímetros para as mulheres e acima de 102 centímetros para os homens), ou seja, excesso de gordura localizada na parte abdominal. O número se mantém na média nacional que é de 37,7%. Mais da metade das mulheres brasileiras apresentam obesidade abdominal (52,1%). No caso dos homens, esse índice é bem menor, ficando na faixa dos 21,8%.

A medida da circunferência abdominal dos brasileiros é considerada um dado importante para o Ministério da Saúde porque está diretamente associada a doenças como obesidade, hipertensão e diabetes que levam a problemas cardíacos. A pesquisa do IBGE revelou ainda que uma em cada quatro mulheres no país (24,4%) são obesas. No caso dos homens, este número cai para 16,8%.

Publicidade

Saúde da mulher

Outro dado que preocupa as autoridades da saúde diz respeito à realização de exames preventivos. A pesquisa do IBGE revela que 36,1% das mulheres do Piauí entre 50 e 69 anos nunca realizaram um exame de mamografia. O número é superior à média regional, de 30,1%, e duas vezes maior que a média nacional de 18,4%. Em contrapartida, 41,8% das mulheres do Piauí com idade entre 50 e 69 anos afirmaram já ter feito pelo menos um exame de mamografia nos últimos dois anos, mas apesar disso, este índice encontra-se abaixo da média brasileira, que é de 60%.

Já os exames de colo de útero foram realizados por 79,4% das mulheres brasileiras entre 25 e 64 anos nos últimos três anos. No Piauí, este índice é de 71,6%, considerado pelo Ministério da Saúde como dentro da média nacional. Em todo o Brasil, 45,6% das mulheres acham o exame de colo útero desnecessário, por isso nunca procuraram um médico para fazê-lo. 20,7% afirmam nunca terem sido orientadas a realizar o procedimento e 9,7% disseram ter vergonha de fazer o exame.

Catarata

De acordo com o levantamento do IBGE, 5,7% dos piauienses foram diagnosticados com deficiência visual. O número está acima da média nacional, de 3,6% e da média regional, de 3,4%. Com relação à população acima de 60 anos, pelo menos 32,7% apresenta catarata. No Brasil, este índice é de 28,7%, sendo que 24,6% são mulheres e 31,9% são homens.

Publicidade

Vacinação

Um dado considerado pelo Ministério da Saúde como sendo positivo para o Piauí diz respeito à vacinação de idoso. Somente nos últimos 12 meses, 76,3% da população piauiense acima de 60 anos procurou os postos de saúde do Estado para se vacinar contra a gripe. O número está acima da média nacional (73,1%) e regional (69,4%).

 

Para o ministro da saúde, Arthur Chioro, os indicadores positivos mostram que a expectativa de vida do brasileiro tem melhorado nos últimos anos. “Se antes o brasileiro vivia em média 62,7 anos, hoje ele está vivendo 73,9 anos, ou seja, um aumento de 11,2 anos. Isso se deve principalmente à ampliação do acesso às vacinas e medicamentos gratuitos por parte da população mais idosa”, diz.

 

Publicidade

Portal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS