Connect with us

GERAL

80 cidades ainda não tem água tratada no Piauí

Publicado

em

80 municípios do Piauí não têm tratamento de água apesar de abastecerem cerca de 800 mil habitantes. A situação é de alerta porque em um desses municípios, Novo Santo Antônio, de 5 mil habitantes, está com a água do poçotubular que abastece a cidade contaminada com a bactéria Escherichia coli desde outubro do ano passado,conforme comprovação feita a partir análise de amostras d´água pelo Lacen (Laboratório Central).

A vereadora de Novo Santo Antônio Raimunda Vitória Sousa (PC do B) informou que os habitantes da cidade com medode adoecerem por causa da contaminação da água pela bactéria Escherchia coli estão caminhando para pagar água emoutro município próprio, o de Alto Longá.

“Passa uma longa fila de pessoas para pagar água em outro local porque a água do poço tubular que abastece a cidadeestá contaminada desde outubro e nenhuma medida foi adotada para a descontaminação”, afirmou Raimunda Vitória.

Em Parnaíba (345 km de Teresina) há suspeita de contaminação por coliformes totais e coliformes fecais em algumasamostras.

O engenheiro químico Antônio de Sá, coordenador do Programa de Vigilância e Controle da Qualidade de Água para oConsumo Humano (Vigiágua) do Piauí, afirmou que todos os municípios do Estado enviam mensalmente as amostras deágua para o Lacen para que sejam feitas as análises microbiológicas e fisioquímicas da água.

Publicidade

“Os municípios faz em a vigilância da água para o consumo humano, através de suas Secretarias Municipais de Saúde. Osmunicípios são obrigados a abastecer a Sistema de Informação de Vigilância da Àgua para Consumo Humano (Sisagua).Os municípios recebem do Ministério da Saúde recursos de R$ 5 mil a 60 mil, cada, de acordo com o número dehabitantes, para abastecer o sistema de dados sobre o monitoramento da qualidade da água”, afirmou Antônio de Sá.

Fonte: Meionorte

Facebook

MAIS ACESSADAS