Connect with us

GERAL

82% dos brasileiros evitarão pedir empréstimos em 2016

Publicado

em

82% dos consumidores brasileiros não estão dispostos a solicitar crédito em 2016. O dado mostra que a população está mantendo a prudência nesse momento de crise. O levantamento é da pesquisa trimestral da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) e TNS Brasil.

Na comparação com o levantamento anterior, a intenção do consumidor se manteve estável, entretanto, 43% relevaram a intenção de contratar o crédito imobiliário, alta de 10 pontos percentuais. Quando questionados sobre outras linhas de crédito, 33% disseram que estão dispostos a contratar crédito consignado, 33% automotivo e apenas 24% querem contratar um CDC. Quanto à intenção de conseguir um financiamento este ano, o percentual subiu 1 ponto este ano para 19%. O sentimento negativo recuou 1 ponto percentual, 81% não se sente propenso a fazer um financiamento, mas para os que pretendem fazer:

– o automóvel aparece como primeiro item na lista de intenções (58%)
– em segundo lugar, o imóvel (54%)
– em terceiro, o empréstimo pessoal (21%)
– em seguida, o eletrodoméstico (20%)
– depois, o consignado (9%).

Neste quesito, a classe alta (A/B) se diz menos propensa a realizar um financiamento, 18% – redução de 8 pontos percentuais em comparação ao ano anterior.

Situação pessoal

– 86% dos entrevistados disseram que pretendem economizar mais
– 11% não vão mudar o padrão de consumo
– 3% vão gastar mais.

Publicidade

A inflação tem impactado o padrão de consumo de 90% dos entrevistados, sendo que os itens mais atingidos foram:

– lazer 86%
– vestuário 83%
– alimentação 74%
– transporte 50%
– saúde 43%
– educação 37%.

O nível de endividamento dos consumidores voltou a crescer atingindo 69% –  alta de 3 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.  O comprometimento com o cartão de crédito é apontado por 70% dos endividados, seguido por carnê (30%), financiamento de veículo (19%), financiamento imobiliário (15%), CDC (15%), leasing (3%) e outros (19%).

Cidade Verde

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS