Connect with us

GERAL

Açudes secam no Piauí depois de anos de estiagem

Publicado

em

Dois açudes monitorados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) no Piauí chegaram ao volume zero em outubro. A seca total foi registrada pelo órgão no reservatório de Cajazeiras, em Pio IX, e no açude de Fátima, em Picos.

A situação também é gritante em Fronteiras, onde o açude Barreiras está com apenas 2,87% de sua capacidade, e em São Julião, onde a barragem de Piaus chegou ao nível mínimo de 6,22%.

O levantamento do Dnocs foi divulgado no dia 21 de outubro e mostra que, dos 24 açudes monitorados pelo órgão no Piauí, 17 estão com capacidade abaixo dos 50%. Em agosto eram 13.

Cajazeiras, localizado no Rio Condado, em Pio IX, tem capacidade para armazenar 24 milhões de m³ de água, que eram usados para o consumo humano e animal, além do lazer.

Seca avança para o Norte do Piauí

Publicidade

A seca extrema no Piauí não é mais exclusividade da região semiárida. De acordo com o Monitor de Secas do Nordeste do Brasil, em virtude dos baixos índices pluviométricos observados ao longo do mês de setembro e também nos meses anteriores, houve uma expansão da seca no Estado para a região Norte. A área considerada com secas grave e extrema aumentou.

Ainda de acordo com o monitor, no centro-sul, área semiárida, a seca considerada excepcional também teve sua área ampliada.

O Monitor de Secas tem como objetivo integrar o conhecimento técnico e científico já existente em diferentes instituições estaduais e federais para alcançar um entendimento comum sobre as condições de seca, como: sua severidade, a evolução espacial e no tempo, e seus impactos sobre os diferentes setores envolvidos. O Monitor facilita a tradução das informações em ferramentas e produtos utilizáveis por instituições tomadoras de decisão e indivíduos, de modo a fortalecer os mecanismos de Monitoramento, Previsão e Alerta Precoce.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS