Connect with us

GERAL

ADAPI/JAICÓS alerta criadores para vacinação contra a febre aftosa dentro do prazo oficial de campanha

Publicado

em

Em entrevista concedida nesta quarta-feira (12), o Coordenador da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), do município de Jaicós, Dr. Abdias Último, responsável também pelos escritórios de atendimentos de Massapê do Piauí, Belém do Piauí, Padre Marcos e Francisco Macêdo, fez um alerta aos criadores de gado sobre o encerramento oficial da certificação do rebanho referente a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, previsto para o próximo sábado (15).

O veterinário ressaltou que não há possibilidade de prorrogação da certificação da campanha e, aqueles que não obedecerem ao período determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), receberão sanções que vão de multa ao impedimento da movimentação do rebanho fora dos limites da propriedade,frisou o médico.
De acordo com o Coordenador, nas últimas campanhas de vacinação, houve uma flexibilização do prazo de vacinação e, de certificação, no entanto, nesta etapa não há essa possibilidade. “Temos que cumprir rigorosamente os prazos acordados com o Mapa, visto que, estamos na expectativa de receber a certificação internacional de zona livre de febre aftosa, o que deve acontecer em maio desse ano”, explicou o veterinário.

Lembrou ainda que o rebanho piauiense precisa ser imunizado, porque, segundo ele, “ainda teremos que nos preparar para uma auditoria realizada por uma comitiva européia, que virá aos estados circunvizinhos e temos que nos preparar e fazer cumprir  todas as exigências sanitárias necessárias”.

O criador que não vacinar seus animais não poderá solicitar a Guia de Trânsito de Animal (GTA), documento emitido e exigido pela ADAPI, para que possa circular com seus animais fora da propriedade. E os que deixarem para adquirir a vacina dentro do prazo estabelecido, só poderão comprá-la mediante autorização da agência agropecuária e, caso haja omissão de não vacinação, os criadores inadimplentes serão multados por cabeça não vacinada.,pontuou o médico.

“Portanto, logo em seguida ao encerramento da campanha, nossas equipes estarão em campo buscando os inadimplentes e garantindo o alcance da nossa metas de cobertura vacinal”, finalizou o coordenador.

Publicidade

Fonte: Ascom

Facebook

MAIS ACESSADAS