Connect with us

GERAL

Aeronáutica apresenta relatório sobre acidente que matou Eduardo Campos. Veja!

Publicado

em

A aeronáutica divulgou informações preliminares sobre o acidente que matou o candidato do PSB à presidência, Eduardo Campos, em agosto do ano passado.

O relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), aponta que o piloto e o copiloto eram habilitados para pilotar o modelo 560, mas não tinham documentos que comprovassem o treinamento específico para outro mais avançado, o XLS Plus, que caiu em Santos.

http://veja1.abrilm.com.br/assets/images/2014/8/238245/ACIDENTE-AVIAO-EDUARDO-CAMPOS-2014-112-size-598.jpg?1408148930

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirma que a comprovação de treinamento específico só se faria necessária na renovação da habilitação que os permitia pilotar todos os modelos. A Anac diz ainda que aguarda receber do Cenipa as informações para justificar a recomendação de treinamento de transição de um modelo para outro.

De acordo com a coleta de dados do Cenipa, os pilotos fizeram um trajeto diferente do previsto na carta de aproximação, tanto no pouso, na Base Aérea de Santos, quanto no momento seguinte à arremetida, manobra para recuperar altitude iniciada pelo piloto quando considera que não é seguro pousar.

Os radares captaram que em vez de seguir a rota pré-estabelecida nos mapas oficiais, o piloto Marcos Martins tentou fazer um pouso direto, mas comunicou ao operador da rádio da Base Aérea de Santos que estava obedecendo o procedimento correto. Segundo o Cenipa, o piloto forneceu informações falsas sobre a posição do avião.

Publicidade

http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/files/2014/08/acidente-avi%C3%A3o-futura-press.jpg

Apesar disso, os investigadores dizem que ainda não há como concluir que o ocorrido tenha contribuído para a queda e que não é possível dizer se houve falha humana. As investigações já descartaram falhas mecânicas e colisões com aves, veículos não-tripulados ou qualquer outro objeto. Segundo os oficiais, a hipótese de incêndio também foi descartada.

Memória
O acidente aéreo que matou o ex-candidato à presidência da República, Eduardo Campos, foi em agosto do ano passado. Outras seis pessoas que estavam a bordo do jato também morreram.

A aeronave caiu em uma área residencial de Santos, no litoral paulista. O relatório do Cenipa apontou que, apesar da chuva no momento do acidente, as condições climáticas eram favoráveis.

http://www.retiroagora.com.br/portal/images/0001campos.jpg

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS