Connect with us

GERAL

Agentes da Sefaz apreendem carga de cigarros de luxo no Litoral do Piauí

Publicado

em

  Agentes da Coordenação de Fiscalização Tributária (Cofit) da Secretaria Estadual da Fazenda, apreenderam um caminhão com uma carga contrabandeada de cigarros de luxo. A apreensão ocorreu no fim de semana em uma estrada vicinal clandestina distante cerca de 15 km da cidade de Parnaíba, no litoral do estado.

De acordo com o agente Abraão Viana Filho, trata-se de uma quadrilha internacional especializada no contrabando de mercadorias. Segundo ele, o cigarro de luxo é fabricado no Paraguai e começou a circular no Piauí há seis meses. Os agentes vinham investigando a circulação do material com o apoio da Polícia Federal em Parnaíba.

Caminhão vinha do Ceará com destino ao Piauí (Foto: Divulgação/Sefaz)
Caminhão vinha do Ceará com destino ao
Piauí (Foto: Divulgação/Sefaz)

“Nós já havíamos tentado interceptá-los nessa mesma estrada, mas não tivemos êxito porque eles sempre mandavam alguém de moto para verificar se tinha fiscalização. Dessa vez fomos até o local descaracterizados e logo o caminhão apareceu”, explicou Abraão Filho.

No momento da barreira, o motorista do caminhão não parou o veículo e foi perseguido pelos agentes. “Quando conseguimos ultrapassar o caminhão depois de persegui-lo, o condutor desceu e evadiu-se correndo pelo mato. Só apreendemos o veículo e a carga. Agora a prisão dele é de responsabilidade da polícia”, falou.

No veículo foram encontrados diversos documentos, como notas fiscais de sal supostamente usadas para driblar a fiscalização e tabelas com preços da mercadoria. Um mapa da rota utilizada também foi encontrado pelos agentes. O caminhão foi levado para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e periciado. O veículo pertence a uma empresa de São Paulo.

Ainda de acordo com Abraão Filho, o material chega ao Brasil pelo porto de Santos e em seguida é levado para Fortaleza, no Ceará. Da capital cearense os produtos são distribuídos na região Nordeste do país.

Publicidade

“Esse material seria distribuído em várias cidades da região de Parnaíba. A Polícia Federal está investigando quem são os receptadores desse material e provavelmente nos próximos dias devem sair mandados de prisão”, contou.

O caminhão apreendido deverá ir a leilão e toda a carga será incinerada pela Polícia Federal. Segundo os agentes da Sefaz, além de atuar em outros países da América, a polícia suspeita que a quadrilha também tenha ramificações em várias estados do país.

G1
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS