Connect with us

GERAL

Água na cor de café é distribuída há 11 anos no interior do Piauí

Publicado

em

A água de cor escura e forte odor que sai das torneiras da cidade de São João do Piauí, a 486 km de Teresina, é uma reclamação antiga dos moradores da cidade. Mesmo após a troca da encanação de amianto para PVC, a coloração do líquido não mudou e tem aumentado a revolta da população. A cor da água é semelhante a do café.

A má qualidade foi denunciada ainda em março de 2014 pelo G1, quando internautas enviaram fotos para mostrar o problema. Na época, moradores contaram que há 10 anos o líquido fornecido pela Agespisa tinha aparência ‘enferrujada’ e muitas crianças sofriam com diarreia por causa da água suja.

Professor encheu uma garrafa para mostrar coloração de água (Foto: Reprodução/Thiago Feitosa)
Professor encheu garrafa para mostrar coloração
da água (Foto: Reprodução/Thiago Feitosa)

Para a atendente Delva Alves Amorim, a obra para troca da encanação ainda não resolveu o problema e como alternativa  compra água mineral para beber e preparar a comida.

“A situação aqui em São João do Piauí é precária. A água que sai das torneiras tem cheiro de esgoto e cor de coca-cola. A população tem que comprar água mineral pelo menos pra beber, porque a da rua mesmo filtrada causa doenças”, declarou.

O professor Thiago Feitosa contou que a coloração da água fica mais acentuada quando falta e denuncia que em partes mais altas da cidade falta abastecimento. Mesmo com o problema, ele diz receber todo mês a cobrança do serviço.

“A falta de água já é rotina por aqui, muito embora as generosas faturas não atrasem um dia sequer. Depois de uma longa luta da sociedade, com manifestações e abaixo assinados, conseguimos a troca da antiga tubulação de amianto por uma de PVC. O mínimo que se poderia esperar do gestor é que pressionasse a Agespisa para que realizasse os investimentos necessários para melhorar a qualidade do serviço”, comentou Thiago Feitosa.

Publicidade
Água de coloração escura causa revolta em moradores de São João do Piauí (Foto: Reprodução/ Socorro Pereira e Isilda Alves de Carvalho)
Água escura revolta em moradores de São João do Piauí (Foto: Reprodução/ Socorro Pereira e Isilda Alves de Carvalho)

Nota
Procurado pelo G1, o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto, explicou que a rede principal de distribuição de água no município tem tubulação antiga e não setorizada, o que provoca frequentes desligamentos para reparo. A água captada em poços tubulares recebe o devido preparo de purificação na estação de tratamento. A população é que sofre prejuízos em razão da tubulação que precisa de melhorias.

“Após nossa cobrança, a Agespisa iniciou a substituição do sistema em 2012, mas a obra foi paralisada em 2014. Estamos solicitando continuamente que a empresa retome e conclua essa importante obra”, frisou.

A Agespisa informou que a água distribuída na cidade de São João do Piauí está dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Os moradores podem ficar tranquilos quanto à qualidade da água fornecida pela companhia.

Mesmo assim, a empresa vai enviar uma equipe ao local para verificar a situação e tomar as providências necessárias. A Agespisa destacou ainda que o sistema de abastecimento de água da cidade funciona por meio de uma estação de tratamento com total controle de produção e de qualidade da água.

G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS