Connect with us

GERAL

Além do IFPI, crise no Pronatec atinge Seduc e Senai

Publicado

em

Após o Instituto Federal do Piauí (IFPI) anunciar a suspensão de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) por conta da crise financeira, agora é a vez da Secretaria de Educação e do Senai (Serviço Nacional da Indístria) anunciarem a diminuição no número de vagas ofertadas.

Na Seduc, por exemplo, das 2.000 vagas planejadas, apenas 331 foram liberadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

“A gente teve mesmo essa redução e nosso governador propôs estratégias para que o Piauí não ficasse de fora de um programa tão importante e significativo no nosso estado. Ficamos com 6.200 cursos técnicos do Pronatec. Assim que garantido esse orçamento, a gente começa essas aulas até dezembro”, disse Adriana Moura, coordenadora geral do Pronatec.

No Senai, o planejamento inicial eram de 5.000 vagas, mas o MEC só autorizou pouco mais de 700.

“Fizemos o planejamento para ofertar 5000 vagas para cursos do Pronatec, mas como a abertura para pactuação só aconteceu em julho, nós tivemos condições de pactuar 1076 vagas, isso levando em consideração o mapa de demanda apresentado pelo Mec. Mas só conseguimos a homologação de 730 vagas”, declarou Sandra Ataíde, diretora de educação profissional e técnica do Senai.

Publicidade

O objetivo do Pronatec é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.

 

Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS