Connect with us

GERAL

Aluno do PI cria projeto de energia solar e fica em 1º lugar em desafio do MEC

Publicado

em

O aluno do 8º período do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Lucas Cruz, está em primeiro lugar no Desafio da Sustentabilidade lançado pelo Ministério da Educação (MEC), na categoria voltada para redução do consumo de energia elétrica. A ideia proposta por Lucas Cruz consiste na utilização de painéis solares em fachadas dos prédios da Universidade. “A ideia é substituir o material de construção utilizado nas fachadas dos prédios por placas de captação de energia solar. Ao invés de ter somente um vidro na fachada, você usaria a placa solar que funcionaria como o vidro e além disso estaria produzindo energia”, destaca o estudante.

O projeto já é desenvolvido em países da Europa e está mostrando resultados positivos. Lucas Cruz faz parte do Grupo de Eficiência Energética formado por estudantes e professores da UFPI que desenvolve projetos voltados para redução do consumo de energia elétrica e água.

O estudante de Engenharia Elétrica tem também outras ideias cadastradas no Desafio, como a elaboração de um Documento Básico de Economia de Energia (DBEE) que estabelece regras e procedimentos que permitem cumprir as obrigações básicas de economia de energia, em prédios públicos, incluindo as Instituições Federais. “A proposta é que as Universidades e os Institutos Federais participem de um programa em que todos eles tenham que gerar uma certa quantidade de energia. Esse é um projeto de geração distribuída em que a Universidade ou o Instituto vai ter gerar uma porcentagem da sua própria energia”, afirma Lucas Cruz.

 

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS