Connect with us

Campo Grande do PI

Alunos de Campo Grande do PI visitam Museu de Paleontologia no Ceará

Publicado

em

Alunos da Unidade Escolar Antônio Ferreira de Oliveira, da localidade Canela de Velho, município de Campo Grande do Piauí, tiveram a oportunidade de participar na última sexta-feira (19), de uma viagem educativa à cidade de Santana do Cariri, no Ceará.

Os estudantes, do 6º ao 9º ano, foram acompanhados da diretora Janaiane, coordenador David Bezerra, e professores Dayara, José Leal, Neuma, Fidelia, Firmina, Jacinta, Aparecida, Evana, Veronica e Gilvane.

O grupo visitou o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nunes, da Universidade Regional do Cariri (URCA), onde puderem ver todo o acervo do museu, que abriga vários grupos de fósseis, como troncos petrificados, impressões de samambaias, pinheiros e plantas com frutos; moluscos, artrópodes, peixes, anfíbios e répteis.

O museu, fundado em 1985, é um dos equipamentos do Geopark Araripe, e recebe, em média, 900 visitantes por mês, sendo um dos principais centros de visitação da região do Vale do Cariri.

Os alunos também visitaram uma antiga construção, o Casarão do Coronel Felinto. Felinto da Cruz Neves foi uma figura política muito importante, tendo exercido 5 mandatos como prefeito da cidade. O Coronel Felinto foi assassinado na Praça que fica em frente ao Casarão durante o seu 6º mandato. Devido a este fato, esta Praça recebeu seu nome.  Ele foi casado com Generosa Amélia da Cruz e não teve filhos.

Publicidade

No casarão, os estudantes puderam observar a arquitetura, alguns móveis antigos em exposição, como a escrivaninha do Coronel; lustres trazidos da França e no Oratório do Casarão um livro em que Dona Generosa dava aulas de catecismo e que teria sido trazido de Roma; Móveis feitos de cedro e paredes com detalhes decorativos, bem como, um telhado artesanal feito na sala de jantar, onde os capangas do Coronel faziam a vigília para proibir qualquer tipo de invasão pelo telhado.

A diretora Janaiane falou da importância em conhecer o museu e o casarão. “De uma história muito importante para todos, que engrandece em muito o conhecimento dos alunos e de todos nós” destacou.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS