Connect with us

GERAL

Alunos ficam sem aulas por conta de alagamentos e desabamento no Piauí

Publicado

em

A crise financeira do Piauí tem refletido na educação. O período chuvoso ainda nem começou, mas muitas escolas estão sem aula porque alagam quando chove. No interior do estado, o teto de uma desabou. Em Teresina, as aulas no Colégio Liceu Piauiense permanecem suspensas depois que o colégio foi completamente alagado.

A estudante Ana Maria Braga transformou sua casa em sala de aula. É na residência onde ela passa as manhãs, horário que deveria está no colégio. “Eu podendo está acompanhada de professores na escola, o que era o correto, mas estou estudando para as provas em casa porque não está tendo aula no colégio”, disse.

As aulas no Liceu Piauiense foram suspensas na segunda-feira (17). Sem o teto, que foi retirado para uma reforma, a água das chuvas escorreu pelo forro, causando alagamento em todo o prédio. A situação fez com que os professores da escola pedissem ajuda dos órgãos de fiscalização porque temem que o prédio desabe.  “Viemos ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) para o órgão fiscalizar, pois a qualquer momento pode acontecer uma tragédia no local”, afirmou a professora Aurilene Barbosa.

O presidente do Crea, Paulo Roberto Oliveira, disse que estudantes e alunos correram risco ao ficarem no local durante a chuva e prometeu uma fiscalização no local. “Houve uma irregularidade deixar o teto exposto às aguas da chuva. Vamos fazer uma vistoria no local para que providências sejam tomadas”, explicou.

No bairro Dirceu II, na Zona Sudeste de Teresina, na Unidade Escolar Pires de Castro, alunos filmaram o momento em que eles ficaram ilhados dentro do prédio. Segundo eles, todas as vezes que chove forte a unidade de ensino alaga.

Publicidade

No interior do Piauí a situação não e diferente. Imagens feitas por um cinegrafista amador mostram o que sobrou do telhado da Unidade Escolar Estadual Eneas Nogueira, na cidade de Pimenteiras, que desabou sobre seis alunos na quinta-feira (20) que tiveram ferimentos leves.

A Secretaria Estadual de Educação informou que as aulas no Liceu vão ser retomadas segunda-feira (24). Sobre o alagamento na escola Pires de Castro, a Seduc disse que o problema foi ocasionado por um acúmulo de lixo próximo ao muro do colégio. Quanto à Unidade Escolar em Pimenteiras, uma equipe de engenheiros da secretaria foi ao município fazer uma perícia e a construtora responsável pela obra fará os reparos necessários.

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS