Anatel inicia alerta sobre bloqueio de celulares irregulares amanhã
Publicado por: Francieldo Araújo | Data: 05/01/19

Anatel inicia alerta sobre bloqueio de celulares irregulares amanhã

Começa na próxima segunda-feira, 7, o envio de mensagens de alerta sobre bloqueio de celulares para os usuários com aparelhos irregulares habilitados a partir desta data. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida vale para a região Nordeste e alguns estados das regiões Sudeste e Norte. Já os bloqueios serão feitos a partir do dia 24 de março.

O celular irregular é aquele que não tem o selo da Anatel, que indica a certificação do aparelho e garante a compatibilidade com as redes de telefonia celular brasileiras. O selo normalmente está localizado no corpo do aparelho, atrás da bateria, ou no manual.

A Anatel alerta que o celular sem certificação ‘pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio, pois não passou pelos testes necessários’.

Com a medida, quem ativar um celular irregular nas redes das prestadoras móveis receberá, em até 24 horas, a mensagem: “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”. Da mesma foram, outros alertas são enviados em 50 e 25 dias antes do bloqueio, assim como na véspera do procedimento.

O IMEI é o código composto por 15 números, utilizado internacionalmente, que permite identificar a marca e modelo do aparelho. Todas as mensagens são enviadas pelo número 2828.

Os consumidores podem verificar se o celular possuir irregularidades por meio do Portal da Anatel.

 

Fonte: Meio Norte/ Com informações do A Tarde

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Preço do açúcar começa a subir em todo país

O preço da saca de 50 quilos do açucar cristal registrou alta de 1,29% e o produto é vendido a R$ 71,37, cosequentemente o valor do aumento será repassado ao

Estudante morre eletrocutado após colidir com um poste no Piauí

Uma tragédia marcou o final da Semana Santa em Barras. Neste domingo (16/04) o estudante de aproximadamente 25 anos, Emerson Morais Filho, morreu eletrocutado, ao colidir em um poste por

GERAL

Minha Casa Minha Vida vai contratar 500 mil unidades em 2016

O programa Minha Casa Minha Vida  vai contratar 500 mil unidades no próximo ano, sendo 35 mil para movimentos urbanos, 35 mil unidades para rurais, cerca de 50 mil de intervenções