Connect with us

GERAL

Apenas mil empregadas domésticas têm carteira assinada no Piauí, segundo IBGE

Publicado

em

Apenas mil pessoas têm carteira assinada como empregado doméstico no Piauí, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento do órgão apontou que o baixo de número de pessoas formalmente empregada nesta área é uma realidade nacional e que o número de trabalhadores informais vem crescendo.

“O maior responsável por essa migração é a reforma trabalhista, que faz com que alguns trabalhadores se sintam lesados e desestimulados pela forma como alguns empregadores tratam o trabalhador doméstico”, explicou Maria Luíza Araújo do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Piauí.

Segundo Maria Luíza Araújo, isso faz com que os trabalhadores migrem para a informalidade. “Eles procuram se tornar diaristas, achando que vão ganhar mais e trabalhar menos, mas não é verdade, porque vão trabalhar mais, adoecer em menos tempo e a maioria não tem a preocupação de contribuir com a previdência”, afirmou a sindicalista.

A empregada doméstica Francisca Maria de Oliveira trabalha na área há quase 20 anos. Ela começou como babá, ganhando metade de um salário mínimo e começou a trabalhar com carteira assinada há cerca de seis anos. “Mudou porque antes a gente não recebia o salário todo, só a metade, e agora tem décimo terceiro, férias, tudo mudou”, avaliou.

Não formalização representa perda de direitos

Especialista fala sobre formalização das empregadas domésticas

Especialista fala sobre formalização das empregadas domésticas

Conforme a professora de direito do trabalho Cristiane Adad, a não formalização do trabalho representa a perda de direitos, como o da previdência social. “Se você não é formalizado, perde esse direito básico para caso de doença e aposentadoria”, informou.

Publicidade

“Em relação ao folguista ou diarista como é mais chamado, a legislação só exige o registro e o reconhecimento de direitos a partir de duas vezes por semana”, finalizou a professora Cristiane Adad.

Fonte: G1 | Foto: TV Clube

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS