Connect with us

GERAL

Apesar das chuvas, meteorologia prevê estiagem mais forte no Piauí

Publicado

em

[ad#336×280]Apesar das chuvas que caíram em boa parte do Piauí nos últimos dias, a gerência de meteorologia da Secretaria do Meio Ambiente do Estado prevê precipitações abaixo da média histórica e o consequente agravamento da estiagem. “Isso é uma notícia ruim para a região do semiárido porque os reservatórios não foram abastecidos”, destacou a meteorologista Sônia Feitosa.

Segundo o Boletim de Informações Climáticas da Semar, vai continuar chovendo em Teresina e na região norte durante esta semana, mas que essa tendência não deve se confirmar por todo o primeiro trimestre. “Em outubro e novembro começaram as chuvas no Piauí, mas no mês de dezembro praticamente não choveu e agora as chuvas retornam. A previsão é que em janeiro, fevereiro e março as chuvas se comportem ainda abaixo da média”, contou Sônia.

O período chuvoso teve início no mês de novembro de 2014, quando foram registradas chuvas acima da média histórica. Já o mês de dezembro apresentou um déficit de chuvas em todo o estado. O boletim de informações informa que as precipitações desses dois meses não foi suficiente para a regularização dos reservatórios do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS), que operavam até o último mês de ano passado com nível de 34%.

O Piauí enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos, realidade causada pelas falta de chuvas em praticamente todo o território. Dos 224 municípios, 204 estão com estado de emergência reconhecido junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional.

 

Publicidade

Fonte; G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS