Connect with us

GERAL

Aplicativo conta com mais 13 mil usuários e ajuda a combater o tráfico

Publicado

em

Em um projeto inovador de comunicação com a sociedade, a Polícia Civil do Piauí lançou uma ferramenta de denúncias que cabe na palma da mão do piauiense. Trata-se do aplicativo DEPRE DH, voltado para dispositivos portáteis como celulares e tablets que possibilita, de forma anônima e segura, a denúncia de crimes relacionados ao tráfico de drogas, homicídios e foragidos, porte ilegal de armas, assaltos e outros delitos. Em menos de quatro meses de lançamento, o aplicativo já recebeu quatro mil denúncias e foi aderido por cerca de 13 mil usuários.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, delegado Alessandro Barreto, o aplicativo vem agregando diversas informações ao trabalho da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) e da Delegacia de Homicídios (DH). “O Objetivo da Delegacia de Entorpecentes ao lançar o aplicativo foi aproximar a polícia da comunidade. Quando estávamos desenvolvendo a aplicação, sempre tínhamos em mentes que a maior ferramenta de trabalho de qualquer polícia é a informação. Precisávamos chegar a essa informação e o aplicativo está sendo crucial para isso”, relatou.

Cerca de 13 mil pessoas efetuaram o downloads da ferramenta e aproximadamente quatro mil denúncias já foram recebidas pelas delegacias. A iniciativa da Polícia Civil piauiense é precursora e está tomando proporções nacionais. O projeto do aplicativo da DEPRE DH foi aprovado na primeira fase da 13ª edição do Prêmio Innovare e está concorrendo com outras iniciativas na premiação da justiça brasileira.

Sobre a segurança do usuário, o anonimato das denúncias é assegurado pela sistema do aplicativo. “A ferramenta garante ao cidadão a possibilidade de denunciar sem ser identificado. O aplicativo não recolhe informações de protocolo de internet, dados do smartphone ou qualquer dado do usuário. O que interessa são apenas as informações de delitos cometidos no nosso Estado”, garante o delegado Barreto.

Ainda de acordo com a Depre, a parceria e a colaboração entre a Polícia Civil e a comunidade é essencial para a garantia da segurança pública. “A sociedade deve participar colaborando com as informações necessárias na identificação de criminosos e de locais de crimes. Quando coopera prestando informações a polícia consegue uma maior efetividade na elucidação de delitos”, explica o delegado da Depre.

Publicidade

As denúncias feitas através do aplicativo DEPRE DH são coletadas e processadas por policiais da Delegacia de Entorpecentes que, ao checarem os dados, confrontam com outras informações de investigações em andamento. Caso as informações tenham procedência, é solicitado um mandado de busca junto ao Poder Judiciário.

Quando o crime acontece em Teresina, a Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes fica responsável. Nos municípios do interior do Estado, todos os dados são repassados para a delegacia da região em que o crime esteja ocorrendo.

O programa foi desenvolvido pelo delegado Alessandro Barreto e o agente de polícia Marden Lincon, em cooperação com o delegado Everton Férrer e a agente Rafaella Barbosa, todos integrantes da Polícia Civil. A parceria da Delegacia de Entorpecentes e a Delegacia de Homicídios visa potencializar as ações de polícia judiciária no Piauí, principalmente com relação aos delitos de tráfico de drogas e de assassinatos.

Usando o aplicativo

Para baixar o aplicativo no aparelho celular, basta acessar o play store e buscar “DEPRE DH”. O programa garante ao denunciante total anonimato, já que não faz o recolhimento de nenhum dado pessoal ou número de telefone. O usuário escolhe o município e depois relata, através de texto, detalhes sobre a denúncia.  Para outras informações, a Depre também disponibiliza um canal no aplicativo Telegram (https://telegram.me/appdepre), onde é possível se cadastrar e receber informes.

Publicidade

Governo do Piauí

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS