Após 5 anos, concurso dos cartórios pode ser homologado em 2018
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 06/12/17

Após 5 anos, concurso dos cartórios pode ser homologado em 2018

O concurso dos cartórios no Piauí, finalmente, pode ter um desfecho em 2018. O certame foi realizado em 2013, mas nunca foi concluído. Na época, candidatos entraram na Justiça questionando alguns pontos do edital. Desde então, o certame foi suspenso.

Nesta quarta-feira (06), o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Erisvan Lopes, declarou que a conclusão depende apenas do julgamento de um mandado de segurança, ou seja, o resultado final do concurso pode ser homologado no próximo ano.

“O concurso dos cartórios, desde o início, vem com dubiedades e vícios desde o edital. Isso ensejou a judicialização muito grande. Hoje pende apenas do julgamento de um mandado de segurança. Creio que o processo será pautado no começo do ano e resolvido o problema e o concurso concluído”, disse o magistrado em entrevista ao Notícia da Manhã.

Mais de 1.700 candidatos foram inscritos no concurso de Atividade Notarial e de Registro do Estado que ofertou 290 vagas.

O desembargador fez ainda uma restrospectiva da atuação do judiciário piauiense em 2017. Ele destaca que houve incremento de 21% na receita do Tribunal e que foi preciso racionalizar a aplicação dos recursos.

“Desativamos unidades judiciárias ineficientes, conseguimos o incremento de 21% na receita do Tribunal, conseguimos concluir o concurso de servidores”, avalia o presidente do TJ-PI elencando ainda nomeações, as quais, segundo ele, permitiu que toda unidade judiciária no Piauí agora tenha um juiz.

“Nomeamos mais de 180 analistas que são aquelas pessoas que ficam no serviço de frente para atender a população, nas secretarias, nas varas do interior. Nomeamos mais de 180 assessores para juízes, o que não existia… concluímos o concurso de juiz. Hoje nomeamos 19 novos juízes, 18 tomaram posse, estão concluindo o curso de formação. Desta forma, toda unidade judiciária no Piauí agora tem um juiz”, ressalta o magistrado.

Erivan Lopes ressaltou ainda a construção de novos fóruns no Estado e o reconhecimento da atuação do TJ-PI no país.

“Recebemos prêmios importantes como o Innovare 2017 dado ao juiz José Vidal, Titular da Vara de Execução Penal de Teresina (VEP) e o selo prata dado ao Tribunal pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, finaliza o desembargador Erivan Lopes.

Fonte: Cidade Verde

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

ENTRETENIMENTO

BBB19: Tiago Leifert volta a alfinetar os participantes ao vivo e causa climão

Noite de quinta-feira tem Prova do Líder no BBB19, é quando os confinados deveriam estar animados, afinal, terão a chance de garantir imunidade no próximo paredão, só que Tiago Leifert

GERAL

Corregedoria Geral da Justiça divulga manual para uso de whatsapp para intimações

A Corregedoria Geral da Justiça implantou na semana passada o uso do whatsapp para envio de intimações. Mais rápido, prático e econômico, a ferramente vai facilitar a vida das pessoas e

Ventilador de teto cai e deixa paciente ferida em hospital do Piauí

Um ventilador de teto caiu e deixou uma paciente ferida no Hospital Lineu Araújo nesta segunda-feira (4). Ela foi atingida de raspão quando estava na fila de marcação de exames