Connect with us

GERAL

APPM| Primeira reunião no ano debate a queda no FPM e folha de pagamento

Publicado

em

O presidente reeleito da Associação Piauiense de Municípios- APPM , Arinaldo Leal se reuniu na manhã desta sexta-feira (09/01) com alguns prefeitos para definir planos e metas para o ano de 2015.

Durante a reunião, na pauta, estiveram temas como a adequação dos limites da folha de pagamento, o Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços (ICMS) ecológico, que deve ser distribuído igualitariamente e os custos de emenda para para os municípios.

Estavam presentes na primeira reunião da nova diretoria da APPM além de Arinaldo, os prefeitos de Murici dos Portelas, Ribeiro Gonçalves, Cocal, Floriano, São José do Peixe e São José do Piauí.

QUEDA NO FPM
Em entrevista, Arinaldo destaca que a pauta trataria também da queda brusca do Fundo de Participação do Município (FPM) referente aos mês de janeiro. O FPM será distribuído aos municípios com uma queda de aproximadamente 28% em comparação a janeiro de 2014.

O fundo será repassado nesta sexta pelo governo federal, que justifica a queda em decorrência das fracas vendas no fim de ano. Isso acontece porque o FPM é definido a partir da arrecadação de impostos.

Publicidade

Segundo o presidente, esse é um momento de crise profunda nos municípios, onde a queda do FPM vem gerando ainda mais discussões em torno de como os prefeitos irão trabalhar e efetuar pagamentos mesmo com essa redução do fundo. “Isso mostra que os municípios tem que se reunir e tentar buscar um novo pacto federativo”, porque dessa forma está muito difícil”, fala Arinaldo se referindo as dificuldades que os municípios vem enfrentando financeiramente.

Com a queda do fundo fica cada vez mais difícil os municípios conseguirem arcar com as despesas impostas pela administração pública.

f.jpg

BeFunky_09.jpg.jpg

 

Fonte: 180 graus

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS