Connect with us

GERAL

Associação Cultural Palmares promove o 8º encontro de Capoeira em Picos

Publicado

em

Nos dias 01, 02, e 03 de agosto a Associação Cultural Palmares realizou o 8º Encontro de Capoeira em Picos. O encontro é em comemoração os 37 anos do grupo de capoeira Palmares.

Na manhã do sábado (03) foi realizada uma oficina de samba de roda com o Mestre Guaxini do Mar. Num primeiro momento o Mestre Guaxini do Mar trabalhou as cantorias, logo depois ele ensinou as danças de roda e pra finalizar a oficina foi trabalhada a roda de capoeira começando pelas mulheres. A oficina teve inicio às 9h e término por volta das 12h.

O evento  era composta por praticantes da capoeira que se dividiam em adultos, jovens, crianças, homem, mulher, negro, branco. Além dos praticantes da capoeira os pais e parte da população estavam presentes durante todo o evento.

O Mestre Guaxini do Mar fala  sobre sua origem e  sua participação no 8º encontro de capoeira Palmares.

“Meu nome é Nahuel Mingote mais no meio da capoeira sou conhecido como Guaxini do Mar,  sou Mestre de capoeira angola nascido e criado na Ilha de Itaparica na (BA) sou a quarta geração da capoeira angola da Bahia e pra mim é um grande privilegio poder vir aqui em Picos conhecer essa capoeira bonita do Piauí. Esse trabalho que o Mestre Maciel vem desenvolvendo aqui nessa cidade é maravilhoso, a gente vê que a capoeira está bem representada com o mestre Maciel”, afirma.

Publicidade

Em entrevista ao Cidades Na Net o mestre Guaxini do Mar falou ainda sobre sua vivência na capoeira.

“Eu comecei na capoeira com 12 anos na Ilha de Itaparica, num projeto social que o meu Mestre Marcelo Angola fazia na Ilha. Com 19 anos tive minha primeira oportunidade de viajar para fora do país e quando retornei percebi que a capoeira era muito mais do que um movimento e sim uma profissão, então me profissionalizei nessa arte e hoje viajo o mundo compartilhando um pouco do meu conhecimento”, declara.

Na ocasião o Mestre Guaxini do Mar, trouxe para participar junto com ele do 8º encontro de capoeira seu aluno, que é conhecido na capoeira como Meia Lua. Em um momento do evento, Meia Lua ficou responsável por trabalhar e animar cerca de 80 crianças, e para acalmar os pequenos ele usou técnicas que aprendeu com seu Mestre de capoeira.

“A gente repassa ensinamentos que o mestre ensina para gente. O mestre passa o fundamento da capoeira e a gente repassa para as crianças esse mesmo fundamento. Às crianças são sementes que vai brotar e desabrochar mais na frente e para que eles aprendam à gente tem que entrar no mundo deles e introduzir a capoeira através de brincadeiras, pois assim a criança se sente mais a vontade. Do mesmo modo que a gente ensina o fundamento da capoeira para as crianças, lá na frente elas vão fazer o mesmo que estamos fazendo hoje, que é repassar o conhecimento adquirido para os demais”, justifica.

O encontro deu prosseguimento a tarde partir das 17h na Escola Normal de Picos (ENOPI) com batizados troca de cordas e formatura. Além dos pais e da população o evento contou com a presença mestres, contramestres, professores, instrutores, graduados e praticantes de capoeira do Piauí e de estados vizinhos.

Publicidade

Uns dos momentos mais emocionantes do dia foram às homenagens feitas para o professor Bob Filho.  Alunos que passaram pelas suas mãos e que hoje seguem trilhando seu caminho deram depoimentos emocionantes o que fez não somente o professor de capoeira Bob Filho se emocionar como todos que estavam presentes ali. Na ocasião o professor Bob Filho e o professor Fumaça foram graduados contramestre de capoeira.

A capoeira é um esporte que antigamente era visto com preconceito pela sociedade, no entanto hoje ela esta presente nas mais variadas classes sociais sem distinguir, cor, raça ou gênero. A capoeira tem sido muito usada com a intenção de resgatar jovens indefesos que não sabem por qual caminho trilhar e os transformam em jovens promissores, além de ser também uma atividade física.

O evento teve inicio na quinta-feira (01) na quadra da Escola Ozildo Albano com o Mestre de Capoeira Guaxini do Mar de que falou sobre sua Vivência como mestre. No dia 02 (sexta-feira) a partir das 19h teve aula de maculelê e roda com o Mestre Touro do grupo Raizes do Brasil de Teresina-PI, na Praça Josino Ferreira.

O evento foi organizado pela Associação Cultural Palmares que tem como diretor o Mestre Maciel e como coordenadores os professores Bob Filho e Fumaça.

O mestre Maciel fala ao Cidades Na Net sobre sua alegria de ver a comunidade em geral prestigiando o evento.

Publicidade

“Já fizemos vários eventos aqui na cidade de Picos, inclusive de formatura de professores e desta vez teve a  formatura de contra-mestres, e a nossa felicidade é saber que os nossos convidados, nossos alunos, os pais, a comunidade tem comparecido e prestigiado nosso evento isso é motivo de muita alegria”, relata.

No geral 12 grupos de capoeira participaram do 8º encontro de capoeira dos Palmares, sendo quatro grupos da cidade de Picos e oito grupos de outras cidades. Um desses Grupos é o grupo de capoeira Ginga Nova de Vila Nova do Piauí.

O grupo de capoeira Ginga Nova foi criado com a ajuda do grupo palmares no ano de 2005. O grupo foi criado com o intuito de valorizar a cultura da capoeira,  a inclusão social e o combate ao racismo e preconceito.

De acordo com a professora Marli Veloso, o Mestre Maciel juntamente com o Professor Bob Filho ficaram responsáveis pelo grupo Ginga Nova durante todo o processo de construção.

“O grupo Palmares é uma referencia para nós, em 2005 nós criamos o grupo Ginga Nova em Vila Nova, e quem nos ajudou a aradar a terra, a plantar sementes foi o grupo palmares. Na época o professor Bob Filho, e o Mestre Maciel eram os responsáveis pelo grupo. E nós nos sentimos parte do grupo palmares, pois nós fomos gestados por eles”, explica.

Publicidade

_ Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS