Connect with us

GERAL

Atendimento do HUT será modificado e paciente passará por classificação de risco

Publicado

em

O fluxo de atendimento do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) será completamente modificado após a finalização da obra do Pronto Atendimento (PA). Ao dar entrada no hospital o paciente, obrigatoriamente, passará pela Classificação de Risco e será encaminhado para uma das salas de emergência, que serão identificadas por cores, obedecendo a normas da Política Nacional Humanização (PNH) do Ministério da Saúde.

Segundo a PNH o atendimento não deve acontecer obedecendo à ordem de chegada do paciente ao hospital, mas de acordo com a gravidade de cada caso. Para facilitar o entendimento junto à população o Ministério da Saúde utiliza cores para representar cada caso de acordo com a gravidade.

O paciente classificado com a cor vermelha – prioridade 0 (zero) – é considerado caso muito grave, em que o paciente corre risco de vida e precisa de atendimento imediato; com a cor amarela – prioridade 1, o caso também é grave, mas pode aguardar atendimento por até 30 minutos com uma reavaliação de enfermagem a cada 30 minutos.

As demais cores, verde – prioridade 2 e azul – prioridade 3, são consideradas para os casos em que o paciente não corre risco iminente de morte, assim o atendimento poderá ser iniciado no HUT e, em seguida, o paciente será encaminhado para os demais serviços de saúde, de acordo com a prioridade de cada caso.

O diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, explica que o hospital já trabalha com esse dispositivo e que as mudanças acontecerão por conta da adequação da estrutura física. “Ganharemos salas que serão identificadas pelas cores da PNH. Isso melhorará a resolutividade e a qualidade do nosso atendimento”, explicou o diretor.

Publicidade

Em ritmo acelerado, a reforma do PA está programada para ser entregue no mês de agosto. Com a obra finalizada o HUT contará com 51 leitos individualizados que, segundo o diretor, proporcionará aos pacientes mais privacidade e conforto durante a assistência. “Já terminamos toda parte estrutural e estamos finalizando a colocação do forro de gesso e o revestimento das paredes”, detalhou.

A reforma faz parte de um conjunto de ações que estão sendo implementadas no HUT desde a inserção do hospital no Programa SOS Emergência. Estão sendo investidos quase R$ 3 milhões, com contrapartida da Prefeitura de Teresina.

 

Fonte: PMT

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS