Connect with us

GERAL

Aumenta número de denúncias contra maus-tratos a idosos no Piauí

Publicado

em

O número de denúncias anônimas contra maus-tratos a idosos vem crescendo no estado do Piauí, segundo a delegacia do idoso. Somente este ano já foram 238, a maior parte feita pelo disque denúncia, através do número 100. Já os Boletins de Ocorrência registrados nas delegacias em 2014 chegam a 1.180. O que chama atenção é que na maior parte dos casos os próprios parentes são os agressores.

De acordo com delegado do idoso, Armandino Pinto, a população deve continuar denunciando os casos de agressão. “Nós estimulamos que as pessoas usem esse instrumento que é muito eficiente. O disque 100 remete a denúncia formalizada para o órgão que tem a responsabilidade de cuidar dos direitos do idoso”, disse. O delegado acrescenta que a colaboração da população é importante porque em muitos casos o idoso não tem condições nem físicas e nem psicológicas de denunciar.

“São pessoas que se encontram num estado de vulnerabilidade grave e que às vezes não tem a mínima condição de se defender”, comentou. O delegado afirma que a maioria das denúncias é feita por parentes que não convivem com a vítima, ou seja, pessoas da própria família que denunciam outros familiares por maus-tratos contra o idoso.

“Muitos casos de denúncia vêm através de um parente que não é o cuidador e nem o responsável pelo idoso. Há muitos casos que os parentes que não estão cuidando também são os denunciantes da violação dos direitos contra o idoso”, disse o delegado. Na última quarta-feira (10) repercutiu em todo o Piauí um caso de agressão contra um homem de 94 anos na cidade de Floriano, região Sul do estado.

Um vídeo feito por vizinhos flagrou a filha do idoso, uma mulher de 63 anos, agredindo o próprio pai. Após a divulgação das imagens, a agressora foi presa pela polícia de Floriano e transferida para a Penitenciária Feminina de Teresina.

Publicidade

 

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS