Connect with us

GERAL

Barragem de Boa Esperança atinge 68,3% de seu volume total, diz Chesf

Publicado

em

Pouco mais de um mês após ter atigindo o patamar mais baixo da história, o reservatório da barragem de Boa Esperança, em Guadalupe (PI), vem acumulando volume rapidamente e já atinge 68,3%  de sua capacidade total. Para o diretor de operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), José Ailton Lima, a recuperação não é uma surpresa porque historicamente o Rio Parnaíba todos os anos consegue recarregar a barragem.

“Historicamente o Parnaíba é um rio previsível, confiável em que o período chuvoso consegue recarregar plenamente o reservatório de Boa Esperança. Acreditamos que dentro de pouco ela chegue ao seu volume total”, afirmou o diretor.

Essa rápida recuperação se deveu as chuvas intensas que caíram no Sul do Piauí e do Maranhão durante o mês de janeiro. Em algumas cidades próximas a São Raimundo Nonato, a 517 km de Teresina, chegou a chover 100 milímetros em apenas dois dias.

Com o recuperação do volume total do reservatório, a produção de energia pela hidrelétrica fica garantida para o próximo ano.

Nível mais baixo da história
Por conta da baixa aguda no reservatório, que chegou a 5% em dezembro de 2015, a Chesf solicitou à Agência Nacional de Águas (ANA) autorização para reduzir a vazão na Barragem de Boa Esperança, como já ocorre na hidrelétrica de Sobradinho (BA), situada no Rio São Francisco.

Publicidade

“A gente começou a ter com o Parnaíba a mesma preocupação que tivemos com o Rio São Francisco. Queríamos baixar a vazão da barragem, mas isso não aconteceu. Foi solicitada à ANA no dia 2 de dezembro e a agência respondeu pedindo mais informações”, disse José Ailton.

 

G1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS