Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Membros da Comissão Intersetorial participam do 5º ciclo de capacitação do Selo Unicef em Oeiras

Publicado

em

Membros da Comissão Intersetorial do município de Belém  participaram na sexta-feira, 18, em  Oeiras,  do  5° Ciclo de Capacitação do Selo Unicef edição 2017-2020. O evento aconteceu no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes, e teve a ‘Saúde’ como tema central.

A capacitação reuniu articuladores do projeto e gestores municipais de dezenas de municípios. De Belém,  participaram do evento, a articuladora do Selo Unicef no município, a assistente social Olisabel  Macedo, o secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, a secretária de Assistência Social, Anaias Carvalho e a técnica  da Educação,  Cíntia Dias.

O evento abordou a prevenção e o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis,  a melhoria do estado nutricional de crianças e adolescentes,  o desenvolvimento infantil pleno e a atenção à saúde dos migrantes. No encontro, também  foi  comemorado os 20 anos  do projeto.

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Publicidade

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição do Selo, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem após o fim de cada edição.

   

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS