Connect with us

GERAL

Brasil descobre potencial de energia eólica do Piauí

Publicado

em

Empresas de energia estão apostando cada vez mais em energia limpa e renovável, especialmente a eólica, que é gerada através da força dos ventos. Dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) apontam que já foram instaladas este ano 87 usinas eólicas em todo o país, que somam a capacidade de geração de 2.268,8 MW de energia. Com clima e ventos favoráveis, o Piauí é um dos principais destinos dessas empresas.

Hoje, três grandes complexos eólicos estão em implantação ou em operação no Piauí – são dois no litoral e outro na região da Chapada do Araripe, na divisa do Piauí com Pernambuco e Ceará, região Sudeste do Estado. Juntos, esses projetos terão capacidade de produzir até 1.400 MW de energia até 2016, o que representa mais de cinco vezes a produção de energia da usina de Boa Esperança, em Guadalupe, sul do Estado, que produz em torno de 255 MW de energia, e quase duas vezes o consumo total de energia do Piauí, em torno de 775 MW por ano.

O mais antigo complexo do Estado está situado na região Norte, no Delta do Parnaíba. No local, a Tractebel Energiu já investiu em usina eólica com capacidade para produzir 18MW de energia, o suficiente para abastecer 20% de uma cidade como Parnaíba, que tem 150 mil habitantes, o segundo mais populoso do Piauí. A empresa Omega Energia também implantou um projeto de parque eólico no Delta, com capacidade instalada de 70MW, suficiente para atender uma cidade com 200 mil domicílios.

Na Chapada do Araripe, por sua vez, o complexo eólico abrange os municípios de Caldeirão Grande, Padre Marcos, Simões, Bethânia, Curral Novo e Marcolândia, onde devem ser gerados inicialmente 416MW de energia. Até 2015, mais quatro parques eólicos devem ser implantados na região. Os investimentos nos projetos da Chapada do Araripe somam o montante de R$ 7 bilhões, com geração de cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos.

O mais recente complexo de energia eólica no delta foi inaugurado na sexta-feira (14) pela empresa Omega Energia. A primeira fase do empreendimento consumiu investimentos de R$ 300 milhões e deve produzir até 340 MW/h por ano.Foram gerados 900 empregos diretos e indiretos na fase de implantação do projeto. O governador eleito Wellington Dias (PT) esteve presente na inauguração. Ele afirmou que os projetos de energia eólica vão transformar o Piauí de simples consumidor em produtor e exportador de energia. “Na área de eólica já temos em fase de implantação 1.200MW, podendo chegar a 1.400MW até 2016 ou 2017”, disse ele. “Com os leilões de hidrelétricas e de biomassa, poderemos ser auto-suficientes e exportadores de energia limpa”.

Publicidade

Diário do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS