Connect with us

GERAL

Busca Ativa promete combater a evasão escolar em Picos

Publicado

em

Membros da comissão da “Busca Ativa Escolar, fora da escola não pode” se reuniram na tarde desta quinta-feira (09), na Secretaria de Educação para discutir as ações do programa em Picos. A plataforma promete combater a evasão escolar nas escolas municipais. O programa é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef e visa garantir que cada criança ou adolescente frequentem as aulas e continuem aprendendo.

“Hoje os índices de crianças e adolescentes fora da sala de aula são alarmantes, principalmente alunos do 6° ao 9° ano. Então, como forma de combater essa evasão, o Selo Unicef criou mais esse eixo como forma de sanar o problema. A comissão, criada pela secretaria, vai atrás do aluno que, por algum motivo, se ausentou da sala de aula por mais de 15 dias, para saber quais os motivos da ausência. Daí o nome de Busca Ativa”, frisou Ivane Araújo, Gestora Politica da Busca Ativa Escolar.

A comissão de Picos é composta por representantes de várias instituições: Secretaria de Educação, Saúde, Conselho Tutelar, Assistência Social e Agentes Comunitários de Saúde, dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno em sala de aula.

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita que serve de auxílio aos municípios para combater a evasão escolar. A ideia é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Todo esse processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computadores, tablets ou celulares.

Publicidade

 

 

 

Fonte: Ascom


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS