Connect with us

GERAL

Caju é uma fruta grande aliada da saúde e boa forma

Publicado

em

Uma das “frutas-símbolo” do Brasil, o caju carrega um verdadeiro arsenal de nutrientes. Rico em substâncias essenciais ao corpo, ele proporciona ao organismo uma potente proteção contra problemas mais simples, como gripes e febres, aos mais complexos, como o câncer.

O caju é uma excelente opção para agregar nutrientes à dieta. Ele pode ser consumido de diversas formas: fresco, como suco, cozido com curry, fermentado em vinagre e até mesmo acompanhando drinques.

Nutrientes

Dentre os vários nutrientes do caju, a vitamina C se destaca, com cerca de 220 mg por unidade. Sua composição é, em média, cinco vezes maior do que na laranja, o que dá reforço significante ao sistema imunológico

A fruta também contém zinco, que desempenha um papel vital no fortalecimento do sistema imunológico contra infecções e na cicatrização de feridas, sendo ainda extremamente importante durante a gravidez para o crescimento da criança.

Publicidade

Para completar, o caju ainda tem ferro e cálcio, minerais eficazes no combate à anemia e fortalecimento dos ossos.

Coração

O teor de gordura do caju é baixo, na comparação com outras frutas, tornando-se assim um aliado para a saúde do coração. Segundo estudos, o caju ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos. As castanhas de caju também são ricas em antioxidantes, que diminuem o risco de doenças cardiovasculares.

Câncer

A fruta é rica em licopeno e betacaroteno, que previnem alguns tipos de câncer, assim como o cardanol e o ácido anacárdico. De acordo com pesquisas, esses compostos que inibem a proliferação de tumores atuam diminuindo o “estresse oxidativo” e com isso evitando e combatendo vários tipos de câncer, como o de mama, cólon e próstata.

Publicidade

Energia

Para atletas de exercícios de resistência, o caju é um alimento indispensável. Ele é rico em aminoácidos de cadeia ramificada (conhecidos como BCAA), que aumentam a capacidade de utilização da gordura como fonte de energia, melhorando assim a capacidade física.

Fonte: Estadão Conteúdo


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS