Connect with us

GERAL

Caminhão Digital é reativado e leva qualificação na área de informática para as cidades do Piauí

Publicado

em

Reativado desde junho deste ano, o projeto Caminhão Digital, da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), beneficia pessoas em todo o Piauí com cursos de informática básica, ministrados por profissionais capacitados na área.

De acordo com a gerente do projeto, Ana Kelly, o caminhão tem como objetivo promover a inclusão digital das pessoas que não possuem conhecimento de informática ou nunca tiveram contato com um computador.

A gerente informa que a escola móvel percorre tanto os bairros de Teresina como das cidades do interior do estado levando conhecimentos acerca de programas como Word, Excel e Power Point. Vale destacar que, em cada rota, um caminhão atende 280 pessoas.

Ana Kelly conta que o Caminhão Digital oferece atendimento para crianças a partir dos 13 anos de idade até pessoas da terceira idade. Lembrando que o projeto é bem acessível às pessoas com deficiência. “Uma das metas do Caminhão Digital também é qualificar pessoas  que possuem alguma deficiência, por isso ele dispõe de 10% das vagas para pessoas desse grupo”, disse a gerente.

De acordo com Maria Alzenir da Conceição, de 51 anos, que é uma das alunas do Caminhão Digital, instalado recentemente no município de Socorro do Piauí, o projeto está sendo muito procurado por pessoas com idade acima de 50 anos.

Publicidade

“Esse projeto é muito importante, pois antes não tinha muito conhecimento sobre como usar um computador, mas agora estou tendo a oportunidade de me especializar nisso, até porque acredito que a pessoa que não tem muito conhecimento de como utilizar um computador tem mais dificuldade de conseguir um trabalho”, afirma Maria Alzenir.

Atualmente, os quatro caminhões digitais estão desenvolvendo atividades nos municípios de Prata do Piauí, Paulistana, São Francisco do Piauí e Socorro do Piauí. A diretora afirma que a entrega dos certificados acontece sempre um mês após o término do curso de duração de dois meses, cuja carga horária é de 44 horas e com turmas nos turnos manhã, tarde e noite.

 

Governo do Piauí

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS