Connect with us

GERAL

CAP inicia primeiro curso de ledor no Piauí

Publicado

em

Com o objetivo de formar profissionais da educação inclusiva, o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiências Visuais (CAP) iniciou o curso de Ledor, o primeiro no Piauí. Com carga horária de 40h, o curso funciona nos turnos manhã e tarde, com duas turmas, sendo cada uma com 30 alunos.

O curso de Ledor será um suporte necessário para quem almeja ler para as pessoas com deficiência visual,  baixa visão,  disléxico,  deficiência intelectual e autista, com o intuito de formar profissionais ledores que possam interagir sobre a realidade social dessas pessoas que lutam por um espaço de inclusão.

De acordo com a diretora do CAP, Lila Santos, a procura pelo curso foi muito grande. “Sentimos a necessidade do projeto para ofertarmos o curso, então levamos para a Gerência de Educação Especial, a qual acatou, e agora estamos ministrando o curso que termina em agosto, onde tivemos mais de 150 inscritos, e pudemos classificar apenas 60, mas os demais já entrarão na segunda turma que inicia em setembro”, comenta a diretora.

Os alunos do curso assistem às aulas em dois dias da semana, quintas e sextas, sendo uma turma a cada dia, e único pré-requisito para poder fazer o curso é ter o conhecimento de alguma das deficiências acima. A professora ressaltou ainda que atualmente nas provas de concursos está sendo cobrado este profissional para acompanhar o deficiente visual.

Para quem não sabe, o ledor pode ser considerado como sendo aquele que lê para o outro. A Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em seu artigo 9º, destaca a figura do ledor como sendo assistência humana, como forma de assegurar a igualdade de oportunidades.
De acordo com o projeto, o curso se divide em quatro disciplinas:

Publicidade

“O deficiente visual e a leitura”, conceito e características da deficiência visual;

“O que é ledor e suas práticas”, reflexão sobre a importância do ledor no processo de inclusão da pessoa deficiência visual;

“Técnicas de leitura”, apresentação das técnicas de leitura para o aluno deficiente visual;

“Compreensão do Recurso Vocal”, noções básicas da técnica vocal: respiração, articulação e projeção da voz, elementos da anatomia e fisiologia do aparelho fonador, classificação vocal, conscientização do uso da voz como instrumento de trabalho.

“Transcritor e o Sistema braile”.

Publicidade

Mais informações pelo telefone (86) 3216-3276

Fonte: Cidade Verde


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS