Connect with us

GERAL

CAPS de Jaicós realiza palestra em alusão à campanha Outubro Rosa

Publicado

em

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do município de Jaicós, realizou na manhã desta terça-feira, 30 de outubro, um evento alusivo ao Outubro Rosa, campanha que busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.

O evento contou com a participação de usuários do serviço e integrantes da equipe do CAPS, a coordenadora Maria Félix, enfermeira Lariana Feitosa, técnica em enfermagem Janielly Alves, psicopedagoga Jaissa Freitas, Monique, educadora física e Patrícia Silva, orientadora Social.

O evento foi aberto pela coordenadora do CAPS, Maria Félix, que deu as boas-vindas, agradeceu aos participantes, e apresentou a equipe que compõe o Centro de Atenção Psicossocial de Jaicós.

Em seguida, foi realizada uma palestra sobre o Câncer de Mama, ministrada pela enfermeira Lariana Feitosa, que explicou o que é a doença, abordando o diagnóstico, as causas, sintomas e tratamento da mesma.

“O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, na literatura diz que ocorre mais a partir dos 50 anos, mas não é impossível de acontecer em pessoas com 35 anos ou menos” explicou.

Publicidade

Entre outros pontos, a enfermeira ressaltou a importância de realizar o autoexame. “É importante que a gente crie esse hábito de fazer o autoexame, de se tocar, se observar, se conhecer, porque quanto mais cedo a gente diagnosticar, descobrir um tumor, mais chance se tem de cura, por isso é tão importante e se fala tanto na prevenção do câncer de mama. É importante a gente estar se observando porque qualquer coisa que aparecer na mama da gente, a gente vai saber logo, quem tem o hábito de se observar vai identificar com muita facilidade. Eu não tinha o hábito de fazer o autoexame, descobri um nódulo no seio, mas ele só foi diagnosticado através de um ultrassom, pois eu não realizava o autoexame. Mas no meu caso é um nódulo benigno, não é câncer, então, nem todo tumor que nasce na mama da gente é maligno” destacou ela.

Lariana também destacou fatores de risco como casos da doença na família (Familiares de 1º grau), menopausa tardia, consumo excessivo de bebida alcoólica, estímulo do hormônio estrogênio produzido pelo próprio organismo ou consumido por meio do uso continuado de substâncias com esse hormônio, entre outros.

A palestrante destacou ainda sinais e sintomas da doença como feridas, vermelhidão, inchaço e coceira na mama, secreção escura e pele enrugada, que devem ser investigados.

Após a palestra, o evento foi encerrado com a entrega de lembranças e uma lanche para todos os participantes.

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS