Connect with us

GERAL

Centenas de estudantes participam do “Dia C de Ciência; Picos e Macrorregião”

Publicado

em

Centenas de estudantes de escolhas públicas e privadas, além da população em geral, participaram do “Dia C de Ciência: Picos e Macrorregião”, realizado durante toda a quarta-feira, 17, na Praça Josino Ferreira. O evento foi promovido pela UFPI – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí – Campus Professor Barros Araújo, com a Faculdade R.SÁ e o IFPI.

O “Dia C de Ciência: Picos e Macrorregião” integra a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia de promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O diretor da UFPI, Prof. Dr. Gleison Monteiro, informou que o objetivo do evento era aproximar a população das produções acadêmicas, bem como diminuir as desigualdades sociais através da ciência. Ele avaliou que a participação foi satisfatória.

Gleison Monteiro

“A comunidade está recepcionando muito bem essa ideia, pois é uma questão importante sair dos muros da universidade e se fazer presente em praça pública para que a comunidade possa ver o que a universidade produz e para que os alunos da educação básica possam se sentir atraídos a fazer parte da universidade”, comentou.

Publicidade

Nos vários stands montados pelos universitários, podiam ser observadas inovações tecnológicas, banners sobre trabalhos acadêmicos e até órgãos humanos reais. Havia também um grande palco disponível para apresentações artísticas.

Francisco Airton

Dentre as inovações tecnológicas, destacavam-se aparelhos como a pulseira de monitoramento cardíaco, projetada pelos acadêmicos de Sistema de Informações da UFPI. Segundo o professor Francisco Airton a pulseira envia dados para um computador, tornando possível acionar uma ambulância em caso de problemas súbitos no coração do paciente. “É uma preocupação nossa estar sempre fazendo pesquisa aplicada que possa ser utilizada em prol da sociedade”, comentou.

A coordenadora pedagógica da Faculdade R.SÁ, professora Maria do Socorro Rodrigues, informou que os estudantes dos cursos de Jornalismo, Pedagogia, Serviço Social, Computação e Fisioterapia, estavam exibindo pesquisas desenvolvidas na faculdade, como jogos lúdicos, fotografias, além de oferecer orientações aos idosos, destacando um óculos de realidade aumentada, que atraiu uma grande quantidade de curiosos.

Professora Socorro

Publicidade

A professora Socorro enfatizou a importância do evento para a cidade de Picos. “É de grande importância por causa da sua significância, do incentivo a pesquisa, e de mostrar a sociedade de maneira geral o que as universidades prestam a população”, comentou.

Fonte: Folha Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS