Connect with us

GERAL

Cerca de 200 estudantes viram a noite em revisão para o Enem no Piauí

Publicado

em

Cerca de 200 candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio encararam a maratona de seis horas da revisão de véspera mais conhecida como ‘Noturnão’, promovida pela Secretaria de Educação e Cultura do Piauí. A aula ministrada por seis professores teve seu início às 18h da quinta-feira (6) e foi até as 00h desta sexta (07), e foi realizada no ginásio da Unidade Escolar Premen Sul Monsenhor José Luís Barbosa Cortez, no bairro Monte Castelo, Zona Sul de Teresina.

A revisão, que faz parte do Programa Mais Saber, contou com aulas de redação, matemática, física, química, história e geografia, e contou com boas doses de humor por parte dos professores, que aproveitaram a ocasião para passar tranquilidade aos estudantes.

O professor de física Pedro Netto conta que não existem milagres ou soluções instantâneas nas revisões de véspera, mas que o momento não pode ser subestimado, pois pode ser aproveitado para que o estudante receba dicas importantes, como dados sobre os horários, documentos e principalmente sobre a parte psicológica que envolve o exame.

“Este é um momento voltado em grande parte para tranquilizar os estudantes, passar uma mensagem positiva e deixá-los menos nervosos. A revisão é também um meio de rever alguns conhecimentos que eles já possuem, e para aproveitarmos e aconselhá-los sobre detalhes a respeito de horário de chegada, documentos que não podem esquecer e uma ou outra dica sobre a prova. Não existe uma fórmula mágica para a véspera”, ressaltou o educador.

Quem aproveitou para rever alguns conteúdos foi o estudante Matheus da Silva, de 20 anos, que acredita na diferença que o Noturnão pode fazer no momento do exame. Segundo o jovem, é importante descansar nos últimos dias, mas confessa que não descarta as revisões de última hora.

Publicidade
Matheus da Silva acredita que aulão ajuda a recordar conteúdos (Foto: Daniel Cunha/G1)Matheus acredita que aulão ajuda a recordar
conteúdos (Foto: Daniel Cunha/G1)

“Acho que o aulão é um diferencial. Dá para refrescar as ideias na cabeça e rever bastante coisa, inclusive alguns assuntos que sempre acabamos esquecendo. Vou tirar estes dias para descansar, mas acho que ainda vou fazer outra revisão de última hora”, contou o estudante.

Enquanto alguns estudantes mostram disposição para estudar mesmo nos instantes finais, a auxiliar de serviços gerais Sandra Maria Barreto confia na tranquilidade para se dar bem no exame. Concorrendo pela primeira vez no processo, Sandra diz que a revisão ajuda com algumas dúvidas, mas que prefere descansar e encarar com tranquilidade todas as etapas da prova.

“Como fiquei um bom tempo sem estudar, a revisão até que contribui bastante, permite reforçar vários assuntos. Para o dia que ainda resta vou deixar para descansar e cuidar de ficar bem calma para ter uma boa prova. Acredito que será uma boa experiência”, diz.

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS