Connect with us

GERAL

PICOS | Chuvas com risco de temporais podem ocorrer neste final de ano

Publicado

em

Dezembro chegou trazendo muita chuva e a paisagem de seca, característica do sertão piauiense, deu lugar ao verde. Mas engana-se quem imaginava que as precipitações seriam passageiras, estas devem continuar durante o final do mês com alerta para temporais.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) até a primeira quinzena de dezembro já choveu na cidade de Picos mais de 245 milímetros de água. O atual volume de chuva já representa 45% da média no período invernoso que beira os 600 milímetros.

O chefe de meteorologia do INMET, em Picos, Eugênio Lopes, explicou que as boas chuvas que caíram na região ainda não configuram a estação do inverno.

“Tivemos uma frente fria que estacionou por nove dias. Bem é verdade que essas chuvas ainda não configuram o inverno, era uma pré-estação e depois o sol novamente aparece. Ficou muita umidade que proporciona a evaporação e formação de nuvens, ainda pode ocorrer chuvas em áreas isoladas da região”, afirmou o meteorologista.

Em se tratando das pancadas de chuvas, Eugênio Lopes pontuou que estas podem vir acompanhadas de rajadas de ventos e raios quando surgirem especialmente no período da tarde.

Publicidade

E quanto a temperatura do ar? Também sofreu uma alteração brusca em decorrência das chuvas, caindo dos 40°C para apenas 34°C nos horários de sol mais intenso. No período da noite, a temperatura reduz ainda mais chegando ao “frio” dos 21°C.

“As chuvas contribuem significativamente para a melhora do tempo. As temperaturas reduziram, os reservatórios captaram água e recuperaram o volume, bem como os pequenos açudes transbordaram. Além disso, criam-se pastagens para os animais e os agricultores já iniciaram de forma tímida o plantio”, frisou.

A realidade das chuvas é animadora para o homem do campo, porém o prognóstico oficial de inverno será divulgado pelo INMET apenas no final deste mês e/ou início de janeiro.

Fonte: Folha Atual

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS