Connect with us

GERAL

Cidades na macrorregião de Picos ganharão Unidades de Pronto Atendimento

Publicado

em

Os investimentos na área da Saúde tem sido uma prioridade para o Governo do Estado, e vem alcançando todos os setores, desde infraestrutura, construção, reforma e aparelhamento de hospitais, à implementação de iniciativas que atendem diretamente os piauienses como a melhoria do atendimento de emergência.

Para isso, estão sendo construídas pelo Governo três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) nos municípios de Floriano, São Raimundo Nonato e Oeiras. As UPAs vão atuar 24 horas todos os dias da semana, beneficiando pacientes com problemas como febre alta, infarto e fraturas.

As obras das UPAs de São Raimundo Nonato e Oeiras já foram concluídas e encontram-se na fase de montagem de móveis e equipamentos, as inaugurações estão previstas para o mês de maio. Já a UPA de Floriano está em processo de licitação para compra de equipamentos e será inaugurada ainda no primeiro semestre deste ano.

“Além de assegurar atenção rápida e eficaz, essas UPAS vão contribuir para desafogar os prontos-socorros, agindo de forma integrada com o Samu. Uma UPA também está em construção em Teresina, e temos propostas para UPAs em Picos, Parnaíba e mais uma na capital”, afirma o governador Wilson Martins.

As UPAS articulam-se com a Estratégia de Saúde da Família, Atenção Básica, Samu 192, unidades hospitalares, unidades de apoio diagnóstico e terapêutico e com outros serviços de atenção à saúde do sistema loco-regional.

Publicidade

O principal objetivo é prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica ou de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, definindo, em todos os casos, a necessidade ou não, de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.

Fonte: Riachaonet

Facebook

MAIS ACESSADAS