Connect with us

GERAL

Com apoio da Prefeitura de Vila Nova, pacientes com catarata são operados durante Mutirão em Picos

Publicado

em

Cinco pacientes residentes no município de Vila Nova do Piauí, com catarata foram submetidos a cirurgias e, assim, ficaram livres da maior causa de cegueira no mundo.

A ação se deu por intermédio do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde do Piauí – SESAPI, a Secretaria Municipal de Saúde de Picos e a Prefeitura de Vila Nova do Piauí.

Os atendimentos foram realizados durante um Mutirão ocorrido no período de 20 a 25 de março na cidade de Picos. O projeto visa atender pessoas que necessitam da cirurgia, mas não possuem renda financeira necessária.

Na primeira etapa, na sexta – feira, 23, foi levado a Picos seis pacientes vila – novenses identificados com o problema, na ocasião foi feita a triagem, momento em que os pacientes foram submetidos a consultas e exames. Depois da triagem, cinco pacientes foram submetidos ao procedimento cirúrgico na segunda-feira, dia 25. Após a cirurgia, os pacientes receberam óculos escuros e colírio, para o tratamento. No terceiro dia, já nesta terça –feira, 26, aconteceu a consulta de revisão.

O prefeito Edilson Brito, juntamente com a secretária de Saúde, Almerinda Luz, acompanharam de perto os pacientes e ofereceram toda a logística necessária para o deslocamento até Picos. A Diretora Administrativa da secretaria, Ancelma, esteve também acompanhando os pacientes durante os três dias.

Publicidade

“Cinco pessoas de nossa querida Vila Nova puderam passar pela cirurgia de catarata e assim voltar a enxergar normalmente. Nós apoiamos a causa e parabenizamos a iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura de Picos. Na rede privada esta cirurgia é um procedimento de valor alto e que se não fosse essa ação, essas pessoas dificilmente não teriam a visão de volta, não voltariam a enxergar”, disse o prefeito.

“Toda ação que visa beneficiar a saúde do nosso povo tem apoio e acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Nova do Piauí. Ao longo destes poucos mais de dois anos à frente da pasta, temos identificado e levado pacientes vila – novenses nos mais variados casos para estarem assim resgatando sua saúde, como é o caso das cirurgias de catarata”, ressaltou a secretária Almerinda Luz.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS